Argammassa

2241 palavras 9 páginas
4 - CLASSIFICAÇÃO
As argamassas são classificadas segundo seu emprego, tipo de aglomerante, número de elementos ativos, dosagem e consistência.
Segundo sua consistência classificam-se em: secas, plásticas e fluidas.
Segundo o tipo de aglomerante classificam-se em: hidráulicas (que endurecem pela ação química exclusiva da água), aéreas (que endurecem pela ação química do CO2 do ar) e mistas (compostas por um aglomerante hidráulico e um aéreo).
Em relação ao seu emprego, encontramos argamassas para assentamento, argamassas para rejuntamentos, argamassas para revestimentos, etc.
4.1 - Argamassa de Assentamento
Propriedades
• Trabalhabilidade: uma argamassa tem boa trabalhabilidade quando distribui-se com facilidade ao ser assentada, preenchendo todos os vazios. Não separa-se ao ser transportada, agarra a colher do pedreiro, não endurece quando toca blocos de sucção alta, e permanece plástica por um bom tempo.
• Retentividade de água: está relacionada com a manutenção da consistência da argamassa. É a propriedade da argamassa de não perder a água que possui para o elemento onde foi assentada.
• Aderência: não é uma característica própria da argamassa. Depende das condições da mesma, e da unidade da alvenaria. A aderência é um processo mecânico; a argamassa se ancora na alvenaria pela penetração nas suas reentrâncias.
• Resistividade mecânica: o principal esforço que a argamassa de assentamento sofre é o de compressão. Também sofre flexão e cisalhamento por esforços laterais nas paredes, porém em menor quantidade.
Em relação aos seus aglomerantes, as argamassas de assentamento podem ser:
• Argamassa de cal: é uma mistura de areia e cal que preenche os vazios entre os blocos ou tijolos, cimentando-os . A cal pode ser de dois tipos: a cal virgem e a cal hidratada. A primeira, para ser usada, deve passar por um processo de hidratação; enquanto que a segunda pode ser comprada pronta. A cal pode se apresentar em 3 estados para a mistura com o agregado na

Relacionados