Arco de maguerez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC- GO
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA
CURSO DE ENFERMAGEM

Arco de Maguerez

Goiânia- GO
2012/1

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GO
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA
CURSO DE ENFERMAGEM
UNIDADE ENF 1053 - ATIVIDADE INTEGRADORA

Centro Municipal de Saúde
Setor Criméia Leste

Trabalhoda disciplina Atividade Integradora IV do curso de graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, ministrado pelas professoras Ms. Fernanda Guilarducci Pereira e Ms. Isolina de Lourdes Rios Assis, como parte dos requisitos para a obtenção da nota no período.

Acadêmicos: Andressa Ferruch
Alessandro Pires
Kamilla Suliene
Vanessa Cristina
Wesley Ferreira

Goiânia-Go2012/1
1. Observação da realidade

No dia18 de junho de 2012, nós, acadêmicos de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, realizamos no Centro de Saúde Crimeia Leste, localizado na Rua Senador Antônio Martins Borges Quadra 28 Lote 09 Setor Crimeia Leste, uma visita, acompanhados pela gestora administrativa Raimunda Araújo dos Santos e pela enfermeira Gláucia, para observaçãoda rotina do trabalho executado pelos profissionais de saúde da unidade, analisando a gestão, a equipe de profissionais, os programas executados, a limpeza e a estrutura física; após a observação, construíremos o Arco de Maguerez como estratégia de integração da teoria – prática.
Esta é uma Unidade Básica Ambulatorial que atende a demanda espontânea, de segunda á sexta, das 07h ás 19h. A equipede profissionais é composta por: uma gestora geral, uma gestora administrativa, dois clínicos geral, dois pediatras, dois ginecologistas, três dentistas, duas enfermeiras e quatro técnicas de enfermagem.
A estrutura física está em ótima condição, tendo passado por reforma a cerca de dois anos. Possui recepção, sala das gestoras, sala de enfermagem, três salas para consultas, sala de vacinação,sala para curativos, sala para Crescimento e Desenvolvimento, sala para realização de palestras e eventos, almoxarifado, Central de Material Esterilizado (CME), copa e cozinha para funcionários, sala para roupas limpas e sala para roupas sujas. O lixo infectante e comum é acondicionado de forma adequada (em contâiners com identificação de material).
Observamos que a unidade, apesar de pequena,atende grande número de pacientes, principalmente na vacinação. No final do mês de março deste mesmo ano foi feito um levantamento da quantidade de vacinas dadas de janeiro até aquele momento, e o resultado foi de quase 10 mil vacinas, o que mostra que tem bastante procura pela população.
A equipe mostrou entusiasmo ao nos dizer que muito já melhorou por lá após a chegada da enfermeira Gláucia, quejunto com as gestoras lutam para melhorar a qualidade do atendimento (humanização) e também a qualidade estrutural. Porém, ainda há o que ser feito.

2. Pontos-chave

* Baixo número de profissionais de Enfermagem;
* Falta de recursos materiais para a execução do serviço;
* Falta de balão de oxigênio para caso de emergência;
* Falta de seladora (já foi solicitada diversasvezes);
* Falta de abrigo externo para os resíduos infectantes e comuns;
* Sala de reuniões e CAIS falta ventilação;
* Sala de espera pequena.

3. Teorização

Na Unidade Básica Ambulatorial observada, foi relatada a falta de profissionais da área da saúde no cotidiano de trabalho, principalmente da área da enfermagem, pois há somente duas enfermeiras e quatro técnicas de enfermagempara realizar escala de dois turnos, onde realizam aferição de pressão arterial, glicemia, curativos, peso, aerosol, injeção, entre outros. O controle dos Programas de Saúde para Tuberculose, Hanseníase, DST/Aids, Hipertensão, Diabetes, Gestantes e também Crescimento e Desenvolvimento (CD) são coordenados pela equipe de enfermagem, sobrecarregando não só esses profissionais como também os...
tracking img