Arcadismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS ESCRITORES E OBRAS
DO ARCADISMO BRASILEIRO

SANTO ANDRÉ
2011

Sumário

Introdução................................................................................................... p. 3
Desenvolvimento........................................................................................Anexos........................................................................................................
Conclusão...................................................................................................
Referências Bibliográficas.........................................................................

Introdução

Neste trabalho vamos conhecer um pouco mais sobre os principais escritores e obras do Arcadismo Brasileiro. Apresentaremos cinco escritoresfundamentais para o Arcadismo no Brasil e cinco obras de extrema importância para a Literatura Brasileira.

Boa Leitura!

Desenvolvimento

No Brasil, o rompimento com estética  barroca começou com a Publicação de Obras, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768. Este movimento permaneceu como tendência literária até 1836, quando se inicia o Romantismo.

Como no Brasil não existiu uma Arcádia como emPortugal, a concentração do arcadismo brasileiro foi  principalmente em Vila Rica (hoje Ouro Preto), Minas Gerais, onde um grupo de intelectuais se destacou na arte literária e na prática política, com grande participação na Inconfidência Mineira, seu aparecimento teve relação direta com o grande crescimento urbano verificado nas cidades mineiras do século XVIII, cuja base econômica era a extração deouro. Este grupo era constituído por Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga,  Inácio José de Alvarenga Peixoto e outros.

Principais Escritores e obras Do Arcadismo Brasileiro

Poesia lírica:

A poesia lírica é uma forma de poesia que surgiu na Grécia Antiga, e originalmente, era feita para ser cantada ou acompanhada de flauta e lira (daí a lírica).
Diferentemente da poesiaépica (na qual um narrador conta uma história) e da poesia dramática (gênero que inclui todas as peças teatrais em versos e são os personagens que falam, e não o poeta), na poesia lírica o poeta fala diretamente ao leitor, representando os sentimentos, estado de espírito e percepções dele ou dela.
A maioria da poesia lírica é feita em rimas, embora como em toda regra, existam exceções.
A poesia lírica,no Brasil, fica a cargo, principalmente, de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, sendo deste último a principal obra árcade do país: Marília de Dirceu.
Veja agora uma biografia sobre os poetas árcades brasileiros:

• Cláudio Manuel da Costa

Patrono da cadeira número 8 da ABL (Academia Brasileira de Letras), Cláudio Manuel da Costa é considerado um dos maiores poetas brasileirosdo período colonial, e também um dos lançadores do arcadismo no Brasil em 1768, Cláudio Manoel da Costa nasceu em Vargem do Itacolomi, perto da cidade de Mariana, em 1729.

Estudou em Vila Rica e no Rio de Janeiro. Depois seguiu para Coimbra, onde cursou a Faculdade de Direito Canônico.
Voltando para o Brasil em 1753, foi, entre outras coisas, nomeado secretário do governo da capitania peloconde de Bobadela em 1762. Em 1768, fundou uma academia literária no palácio do governo, que foi batizada de Arcádia Ultramarina.

Tornou-se juiz das demarcações das sesmarias de Vila Rica até 1773, quando adotou o nome árcade Glauceste Satúrnio como pseudônimo.

Envolveu-se na Inconfidência Mineira. Preso em 1789 por reunir os conjurados da Inconfidência Mineira, foi interrogado pelos juízesno dia 2 de julho de 1789. Muito nervoso, comprometeu alguns amigos em seu depoimento, antes de ser encaminhado para a prisão, na Casa dos Contos, em Vila Rica.

No dia 4 de julho 1789 foi encontrado morto em sua cela na Prisão da Casa de Contos após ter delatado seus companheiros, cometeu suicídio embora muitos historiadores afirmem a hipótese de assassinato.

Contemporâneo da Arcádia...
tracking img