aranhas

Páginas: 2 (477 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2013
Aranha Viúva Negra



As aranhas são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma dos escorpiões, apresentando corpo dividido em cefalotórax e abdome, com quatro pares de pernas,apêndices, quelíceras e fiandeiras. Logo, não são insetos, já que não pertencem à Ordem Insecta.
A Ordem Araneae, a qual as aranhas pertencem, é um dos maiores grupos animais no que diz respeito à suadiversidade. Essas predadoras estão distribuídas por todo o mundo, existindo em nosso país mais de 12 mil espécies. São muito importantes no controle populacional de diversos invertebrados – inclusiveinsetos.
Em razão de a maioria das espécies construírem teias, desempenhar estratégias muito surpreendentes de predação, e também possuir veneno, são animais que, além de curiosidade, despertam medo naspessoas. Entretanto, acidentes não são tão frequentes, e ocorrem quando estes se sentem ameaçados. Por isso, é necessário ter bastante cuidado, por exemplo, ao calçar um sapato sem antes verificar senão há nada dentro dele.
Três são os gêneros das aranhas peçonhentas encontradas no Brasil: Phoneutria, Latrodectus e Loxosceles; abrigando as armadeiras, viúvas-negras e aranhas-marrom,respectivamente. A partir destes dados, outra informação importante é a de que aranhas caranguejeiras não inoculam veneno.


As viúvas-negras possuem este nome porque ao final do acasalamento, em muitas espéciesdo grupo, a fêmea arranca a cabeça do macho e o devora. Seu veneno provoca dor intensa, e pode causar, em algumas situações, sudorese, taquicardia, hipertensão e contrações musculares e, em situaçõesgraves, choque anafilático. Em homens, pode provocar priapismo: uma ereção persistente e frequentemente dolorosa.




CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe:Arachnida
Ordem: Araneida
Família: Theridiidae
Género: Latrodectus
Espécie: Latrodectus mactans


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
A aranha viúva negra possui um veneno que ao picar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARANHA
  • Aranhas
  • Aranhas
  • aranhas
  • aranhas
  • aranhas
  • Aranhas
  • Aranha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!