Arabes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é ser árabe no mundo de hoje? É a pergunta que norteará esta dissertação. Para isso, é necessário primeiramente olhar para o contexto presente. Mohamad Habib, em seu artigo“Ser árabe no mundo atual”, reflete sobre a segregação entre os povos árabes e dentro deles, simbolizada por muros invisíveis e visíveis, como o da Palestina.


O que é ser árabe nomundo de hoje? É a pergunta que norteará esta dissertação. Para isso, é necessário primeiramente olhar para o contexto presente. Mohamad Habib, em seu artigo “Ser árabe no mundoatual”, reflete sobre a segregação entre os povos árabes e dentro deles, simbolizada por muros invisíveis e visíveis, como o da Palestina.

Ele ressalta a dominação econômica e políticaexercida sobre o mundo árabe pelos países com conhecimento científico e tecnológico, liderados principalmente pelos Estados Unidos. Estes fazem pressão inclusive e frequentemente pelaforça bruta, o que gera consequências “catastróficas na deterioração da qualidade de vida desses povos, na destruição do patrimônio histórico da humanidade e na total desesperançado árabe em relação ao amanhã”.

Não é à toa que, na literatura árabe, como veremos mais adiante, o tema da guerra, da desgraça, da imigração e da desesperança são frequentes. Opovo árabe é marcado pela migração, pela vida fora de seu país, de sua terra – “no Ocidente sofrem da solidão étnica, de campanhas de difamação lideradas pela mídia conservadora e pelaindústria cinematográfica norte-americana”.

O homem árabe é alguém com a necessidade constante de se encaixar no mundo. Ele busca um lugar estável de identificação cultural, nãoperdendo, também, as esperanças de voltar um dia para seu país. O povo árabe tem a consciência de sua importância histórica e da profundidade de sua cultura e de sua religião.
tracking img