Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Trabalho de Filosofia, Ética e Cidadania:
Aquecimento do Planeta































Ucsal 2012.2








Trabalho de Filosofia, Ética e Cidadania:
Aquecimento do Planeta.



























Universidade Católica do Salvador
Campus: Pituaçu
Aluno: Sylas Duarte
Turma: 65
Professor: Jorge DiasCurso: Direito



Ucsal 2012.2



Aquecimento do Planeta


Resumo:
Este fenômeno já é uma realidade.

E infelizmente coube ao nosso País experimentar seus terríveis efeitos em vários estados, com desastres naturais, enchentes, desmoronamentos de encostas e edificações, grandes erosões, causando desabrigados e muitas perdas de vida.

Precisamos entender que temos que começar a agir emodificar, radicalmente, todos os nossos hábitos e relacionamentos com a natureza.

Não podemos negar que todos estão diariamente agredindo, violentando intensamente, a natureza. E ao revide estamos colhendo.

Não podemos continuar fechando os olhos a essa realidade, como se estivéssemos passando por um pesadelo, que logo irá terminar, como uma noite ruim de sono, quando o despertar-nos liberta,sem quaisquer consequências.

Penso que todos somos inteligentes para já termos compreendido como e onde estamos falhando e, assim, contribuindo culposa e, por vezes, dolosamente, para a destruição de nossa civilização, pois o debate do tema é intenso e os meios de comunicação estão nos legando informações preciosas, de forma que não há desculpas para não enfrentarmos essa situação.

Averdade é que o planeta continuará a existir. Em tempos remotos, já teve suas crises e ele continuou e até a vida voltou.

Mas o ser humano e a vida no planeta, como conhecemos, correm o risco de serem extintos.

É importante, todavia, que todos os governos, no mundo, e para nós, especialmente, no Brasil, em todas as esferas governamentais, Municípios, Estados e União, tenham uma visão mais crítica,mais aprofundada, no sentido de que é demais importante controlar a emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento global, bem como respeitar e conservar os biomas, responsáveis, respectivamente, pela manutenção do clima e pela regularização do ciclo hidrológico de cada região do planeta.

É verdade que o aquecimento do planeta traz prejuízos à aldeia global quase sempre como um todo, mas estáevidente que uns sofrem mais do que os outros.

Isto acontece porque a ocupação desordenada do solo, quer seja pela agricultura, quer pela desastrada e desordenada construção urbana, sem um planejamento eficiente, agride principalmente as áreas de preservação permanente, ou seja, margens de rios, matas ciliares e de galerias, vegetação das encostas de morros, responsáveis pela infiltração daságuas no solo.

Há, também, maior aquecimento em zonas urbanas metropolitanas – onde o calor aumenta significativamente pela ausência de áreas verdes e pela utilização quase que total do solo por edificações e pavimentação, tornando o local superaquecido, o que é causa de precipitações muito mais violentas.

Aditem a este cenário o assoreamento dos rios, danos à proteção às encostas e a rigorosaperda da capacidade de infiltração das águas no solo.

Importante, ainda, destacar a nossa incapacidade de reduzir o consumo, recolher o lixo, levá-lo ao tratamento, reciclá-lo, evitando que o mesmo infeste as vias públicas e terminem entupindo galerias e dificultem, ainda mais, o escoamento eficaz das águas.



Palavras-Chaves: Aquecimento, Planeta, Global.

Abstrat: This phenomenon isalready a reality.
And unfortunately our country fell to experience its terrible effects in several states, with natural disasters, floods, landslides and slope buildings, large erosions, homeless and causing much loss of life.

We need to understand that we must begin to act and change radically, all our habits and relationship with nature.

We can not deny that we are all daily beating,...
tracking img