Aquecimento global e os impactos causados na fauna de vertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AQUECIMENTO GLOBAL E OS IMPACTOS CAUSADOS NA FAUNA DE VERTEBRADOS














ITAPURANGA
2012


INTRODUÇÃO


Sabemos que o aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão que vem provocando o aumento da temperatura média superficial global nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entrecientistas visando compreender se este fenômeno é provocado por causas naturais ou antropogênicas. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é demonstrar a influência do aquecimento global na fauna de organismos vertebrados.































O aquecimento global é o aumento das temperaturas médias do planeta Terra, provocando alterações no clima de algumasregiões, e intensificando fenômenos naturais, como furacões e secas.
Mudanças climáticas ocorrem devido a fatores internos e externos. Fatores internos são aqueles associados à complexidade derivada do fato dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares. Fatores externos podem ser naturais ou antropogênicos.
O principal fator externo natural é a variabilidade da radiação solar, quedepende dos ciclos solares e do fato de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Fatores antropogênicos são aqueles da influência humana levando ao efeito estufa, o principal dos quais é a emissão de sulfatos que sobem até a estratosfera causando depleção da camada de ozônio.
Existem várias evidências que a temperatura do planeta aumentou: os termômetros subiram 0,6ºC desde o meio do séculoXIX, o nível dos oceanos também subiu e as regiões glaciais do planeta estão diminuindo. Os cientistas também consideram prova do aquecimento global, a diferença de temperatura entre a superfície terrestre e a troposfera (zona atmosférica mais próxima do solo).
Entretanto essa elevação tem sido provocada, principalmente, pela ação humana, com o lançamento excessivo de gases do efeito estufa naatmosfera. O dióxido de carbono (CO2), o óxido nitroso, o metano, e os clorofluocarbonetos (CFC) são apontados como os principais vilões do aquecimento global. Esses gases formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, provocando um aprisionamento do calor. Com isso, a Terra fica mais quente.
Em 1997 foi assinado o Protocolo de Kyoto, onde as grandes nações, maiores emissoras de “gases doefeito estufa”, assumiram o compromisso de diminuir estas emissões para que o aquecimento global fosse retardado, sendo que os EUA e a Austrália foram as únicas a não assinarem.
Como consequências do aquecimento global, as altas temperaturas podem influenciar no ciclo da chuva, causando tempestades, aquecimentos das águas, (principalmente as oceânicas, que interferem no fenômeno chamado El Niño que éo aquecimento anormal das águas, interferindo consequentemente no ciclo de migração de espécies, tanto migratórias, quanto não migratórias, ou no fenômeno reverso La Niña, que é o esfriamento anormal das águas), secas e demais problemas; as florestas podem virar verdadeiros desertos; o derretimento das calotas polares fará com que o nível do mar aumente e haverá maior escassez de água e comida.As mudanças climáticas podem levar animais e muitos outros seres à extinção. A mídia costuma anunciar que as primeiras vítimas do aquecimento global têm nome e endereço: são os ursos polares, essas lindas e magníficas criaturas estão passando fome. Isto porque o período do ano em que o mar fica congelado tem diminuído cada vez mais e esses animais só conseguem caçar focas quando o mar congela,pois ficam a espreita esperando que as focas subam para respirar. Além disso, muitos morrem afogados próximo à costa do Alasca, pois os bancos de gelo estão derretendo.
Do lado oposto, na Antártida, a situação não é diferente. O continente está encolhendo com o derretimento. Para os pinguins, principal morador do continente, fica cada vez mais longa a distância que eles percorrem do gelo até ao...
tracking img