Aptidao fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho realizado por:

Índice
* Introdução………………………………………………………………………………….pág3
* Aptidão física…………………………………………………………………………….pág.4
* Aptidão física relacionada à saúde…………………………………………pág.5-7
* Aptidão aeróbia
* Força e Resistência muscular
* Flexibilidade
* Composição corporal
* Nutrição e Actividade Física……………………………………………………..pág.8
*Conclusão…………………………………………………………………………………pág.9




Introdução

Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Educação Física.
O tema abordado é a “Aptidão Física” e a “Aptidão Física Relacionada à Saúde”. Penso que todo o trabalho de pesquisa de informação e posterior organização da mesma fará com que todos entendamos melhor o quão importante é o exercício nos nossosdias e, porque é que mesmo não fazendo parte da nossa área de formação, a disciplina de Educação Física se torna tão indispensável para nós e para a nossa saúde.

Aptidão física

Define-se aptidão física (AF) como sendo a capacidade de realizar as actividades quotidianas com tranquilidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é arelacionada à performance desportiva. Alguns autores consideram-na como a aptidão para a própria vida.
A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbia, a força e composição corporal.
A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores,desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbia está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobre peso e obesidade, bem como subnutrição.
E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em actividades desportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbriopostural, coordenação motora.
A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão para à saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência.
A prática de exercícios físicos regulares tem seu benefício amplamente divulgado, principalmente na sua relação com a saúde, com a diminuição da incidência das doençascrónico-degenetarivas, incluindo as cardiovasculares.

Aptidão Física Relacionada à Saúde

Para muitos entendidos em aptidão, a resistência cardio-respiratória é o componente mais importante da aptidão relacionada à saúde. Para muitas pessoas, estar "em forma" significa Ter boa capacidade de resistência cardio-respiratória, exemplificada por feitos de corrida, ciclismo, natação, durante temposprolongados.
A resistência cardio-respiratória pode ser definida como a capacidade de continuar ou persistir em tarefas prolongadas que envolvem grandes grupos musculares. É uma capacidade dos sistemas circulatório e respiratório para se ajustar e se recuperar dos esforços do corpo em exercício.
Cooper (1970) chamou a resistência cardio-respiratória de "Capacidade Aeróbica" e deu a seguintedefinição:
"Aeróbica refere-se a uma variedade de exercícios que estimulam a actividade do coração, dos pulmões durante um período suficientemente longo para produzir mudanças benéficas para o corpo. Correr, nadas, pedalar, são exercícios tipicamente aeróbicos. Há muitos outros. Eles têm uma coisa em comum: ao fazê-lo trabalhar intensamente, eles exigem bastante oxigénio. Esta é a ideia básica. Isto queos torna aeróbicos.

Aptidão aeróbia: É a capacidade do coração, dos pulmões, dos vasos sanguíneos e das células dos músculos em acção, de trabalharem eficientemente.
A aptidão aeróbia está relacionada com a redução do risco de doença cardíaca, acidentes cardiovasculares e diabetes.

Força e Resistência muscular: trata-se da capacidade dos músculos exercerem força e continuarem a vencer...
tracking img