Aps 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Núcleo das Células: processos de divisão celular (mitose e meiose)


1- Quais são as principais fases do ciclo de vida da célula?
R:
• Interfase - Aquela compreendida entre duas divisões, em que a célula cresce e se prepara para nova divisão.

• Mitose - É a etapa da divisão propriamente dita, pela qual se originam duas células-filhas e que se caracteriza pela divisão do núcleo, chamadacariocinese ou mitose, seguida pela divisão do citoplasma, ou citocinese.

2- O que é núcleo interfásico e de que é composto?
R: Núcleo interfásico é o núcleo da célula no intervalo entre duas divisões celulares, importantes processos metabólicos acontecem nessa etapa da vida da célula. A duplicação do DNA e a produção de RNA são os mais significativos. O núcleo interfásico é composto por:envoltório nuclear, nucleoplasma, nucléolos e cromatina.
3- Explique como é o envoltório nuclear e suas funções para a célula.
R: O envoltório nuclear é uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol. É formada por dois folhetos ou membranas (constituídos por uma bicamada lipídica), um interno e umexterno. O folheto externo é contínuo com o retículo endoplasmático rugoso. No envoltório nuclear, estão presentes os chamados poros nucleares, que facilitam e regulam a troca de material (como proteínas e RNAm) entre o núcleo e o citoplasma. No folheto interno do envoltório nuclear existem proteínas que se associam a uma rede de filamentos intermediários feito de lamina que por sua vez está ligadaa cromatina.



4- Qual é a constituição da carioteca ou membrana nuclear?

R: A carioteca é constituída por duas unidades de membranas concêntricas, uma externa com ribossomos aderidos à sua superfície citoplasmática e outra interna que apresenta associada à sua face nucleoplasmática, uma rede de filamentos que constitui a lâmina nuclear.

5- O que são complexo de poros e qual a suafunção.

R: Complexo de Poro é o conjunto das proteínas formadoras de um poro. Funções: controla a abertura e fechamento dos poros, além de selecionar as moléculas que entram ou saem do núcleo.


6- Qual é a constituição de um poro da carioteca?

R: Eles são constituídos por dois anéis que tem um arranjo octogonal e estabelecem o perímetro do poro. Um deles está ligado à superfície nuclear, anelnuclear, e o outro à sua superfície citoplasmática do envoltório, anel citoplasmático.

7- Explique o que são os seguintes compostos:

a) Nucleoporinas: formam um conjunto de proteínas que formam os poros da carioteca nas células eucariontes.

b) Importinas: são proteínas que movimentam outras moléculas de proteínas para dentro do núcleo celular, por ligação a uma sequência de reconhecimentoespecífica denominada sinal de localização nuclear. As importinas possuem duas subunidades, importina alfa e importina beta. Destas, a importina alfa liga-se ao sinal de localização nuclear da proteína a ser importada, enquanto que a importina beta ajuda na ancoragem de importina-proteína ao complexo de poro nuclear.

c) Exportinas: são proteínas que medeiam o movimento de outras moléculas deproteínas para fora do núcleo.


8- O que é cisterna perinuclear?

R: É o espaço entre a membrana nuclear externa e interna.

9- Quais são as funções do núcleo celular?

R: O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo) e armazenar as informações genéticas da célula.


10- Explique sobre o que é:

a) Cromatina: É toda aporção do núcleo que se cora com exceção do nucléolo e é visível ao microscópio de luz, é um material de aspecto filamentoso, constituído de DNA + proteínas. O número de filamentos é constante para cada espécie (o mesmo de cromossomos). Na mitose, cada filamento vira um cromossomo.

b) Histonas: são proteínas básicas que mantém a estrutura do DNA, formam octâmeros (oito moléculas) em torno das...
tracking img