Aprimorando a escrita: da leitura de romance à leitura de mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRE MATA NORTE – NAZARÉ DA MATA

GESTAR II – ÁREA - LINGUAGEM, CÓDIGO E SUAS TECNOLOGIAS

CURSISTA – INALDA JUVINO DA SILVA QUEIROZ

FORMADORA - CRISTIANE CHAGAS

PROJETO – LÍNGUA PORTUGUESATemática - Aprimorando a escrita: da leitura de romances a leitura de mundo.

Problemática – Como a leitura de romances, associada à leitura de mundo pode contribuir para o aprimoramento daescrita nos estudantes?

Fundamentação teórica – Quando trabalhamos a leitura e a escrita a partir de uma perspectiva do letramento temos em vista um processo de ensino-aprendizado que busca as questõesculturais, as situações sócio-comunicativas variadas e a necessidade de interação entre o conhecimento trazido por cada aluno e o conhecimento novo apresentado na escola e em outros lugares em queaprendemos a ler o mundo. Os processos de leitura e escrita se desenvolvem e resultam dessa interação. Afinal, já afirmava Paulo Freire: “A leitura de mundo precede a leitura da palavra”

Trabalhar aleitura e a escrita de forma eficiente depende do desenvolvimento de atividades que nos levem a praticar e refletir sobre as diferentes situações sociocomunicativas, os gêneros, as técnicas de leiturae escrita, dependendo dos objetivos e temas propostos.

Cabe aos educadores pensar atividades que proporcionem essa leitura significativa, fazendo uso dos diversos gêneros onde os educandos sereconheçam e possam desenvolver a sua capacidade de ler e escrever possibilitando aos mesmos o acesso pleno da leitura e da escrita fundamentais para o aprendizado de todas as disciplinas escolares.Através do hábito da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades (auto educar-se), promovendo a sua transformação e a do mundo, “em torno da importância do ato de ler, que implica semprepercepção crítica, interpretação e ‘re-escrita’ do lido” (FREIRE, 2005, p. 21)
A leitura de romances disponíveis nas bibliotecas das escolas, associada aos debates, diálogos sobre o cotidiano,...
tracking img