Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDIZAGEM

O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas através de recortes do todo. Por outro lado, qualquer definição está, invariavelmente, impregnada de pressupostospolítico-ideológicos, relacionados com a visão de homem, sociedade e saber.
Praticamente todo comportamento humano é aprendido. O homem é o animal mais dependente da aprendizagem para sobreviver. A aprendizagem nos leva a um crescimento pessoal e social. Por outro lado, também aprendemos comportamentos inúteis e prejudiciais.
“Aprendizagem é qualquer mudança relativamente permanente nocomportamento, e que resulta de experiência ou treino anterior”.
Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por Condicionamento operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente. As informações podemser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para o aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando a melhora da própriaaprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.
Um outro conceito de aprendizagem é uma mudança relativamente durável do comportamento, de uma forma mais ou menos sistemática, ou não adquirida pela experiência, pela observação e pela prática motivada.
O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para oaprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições Cada indivíduo apresenta um conjunto de estratégiascognitivas que mobilizam o processo de aprendizagem. Em outras palavras, cada pessoa aprende a seu modo, estilo e ritmo. Embora haja discordâncias entre os estudiosos, estes são quatro categorias representativas dos estilos de aprendizagem:
• visual: aprendizagem centrada na visualização
• auditiva: centrada na audição
• leitura/escrita: aprendizagem através de textos
•ativa: aprendizagem através do fazer

TIPOS DE APRENDIZAGEM
1) Aprendizagem por Condicionamento
Na concepção behaviorista o processo de aprendizagem se dá pelo condicionamento, baseado na relação estímulo-resposta informação por partes dos estudiosos da aprendizagem do comportamento estar diretamente relacionado a relação entre o indivíduo e seu meio e como esse atua sobre ele.O reforçamento, é uma noção que provém da descoberta da possibilidade que é possível reforçar um padrão comportamental através de métodos onde são utilizadas as recompensas ou castigos.
2) Aprendizagem por Imitação
Estudada por Albert Bandura – Universidade d Stanford, é tambem denominada de aprendizagem social, modelação.
É a aprendizagem pela obseração direta daconduta de outras pessoas – “o exemplo”. É a forma mais rápida de aprender, pois neste tipo de aprendizagem há um modelo a ser imitado.
A imitação é seletiva, ou seja, os modelos são significativos para o indivíduo (importantes, de status, ter atratividade). È uma maneira eficiente de se obter segurança, aceitação, prestígio, aquisição de habilidades motoras e sociais desejadas. Mas, tambem...
tracking img