Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR THE SCHOOL VALUATION
Marisa Troitiño Serapompa* n RESUMO
O objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento bibliográfico com autores que aprofundaram o conhecimento sobre a avaliação escolar e a aprendizagem. Para atender o objetivo da pesquisa foram observadas as relações que a aprendizagem mantém com a inteligência, a linguagem, a motivação e os modelosneurológicos, além dos diversos instrumentos existentes para sua avaliação na área da educação. Evidenciaram-se também algumas correntes de pensamento que determinam conceitos usados nos diferentes tipos de avaliação. A aprendizagem provém da ação, mas só se organiza objetiva e cientificamente quando sofre um processo de avaliação. Conclui-se que o objetivo maior da avaliação é a promoção dodesenvolvimento do indivíduo, ressaltando suas habilidades, para estimular os conteúdos não atingidos. UNITERMOS: avaliação escolar, aprendizagem, linguagem.

n SUMMARY
The present research’s purpose was make a bibliographic survey with authors who had studied deeply school valuation and Language. In order to reach the research’s aim, the reports that the apprenticeship maintains with intelligence,language, inducement and neurologic standards were observed, besides the several instruments that exist to its valuation in educational area. Some thoughts which determine concepts used in the different sorts of valuation also became evident. The language comes from action, but only gets objectively and scientifically organized when it passes over a valuation process. At least but not last weconclude that the major purpose of the valuation is the promotion of being’s development, emphasising abilities to stimulate the contents not reached. KEY WORDS: school valuation, apprenticeship, language.

* Fonoaudióloga Clínica Formada pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM; Especialista em Motricidade Oral (1996) e em Linguagem (1998) pelo CEFAC. Orientação: Profa. Dra. Mirian Goldenberg eao Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi.

86

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

n INTRODUÇÃO
Tendo em vista a compreensão dos objetos avaliados no campo educacional, parece interessante rever definições do termo aprendizagem e suas relações. As propostas neste estudo são relações da aprendizagem com inteligência, motivação, linguagem, pré-requisitos e modelos neurológicos. A aprendizagem constituiobjeto de interesse da Fonoaudiologia e, por conseguinte, dos fonoaudiólogos que aplicam diversas modalidades de avaliação. Então, aprofundar o conhecimento sobre estes conceitos pode levar a uma reflexão sobre a coerência entre os instrumentos usados e o objetivo avaliado, para cada indivíduo, com a finalidade de um melhor planejamento de terapia. Portanto, a presente pesquisa tem por questãoprincipal aprofundar conhecimentos sobre avaliação de aprendizagem. O enfoque central da avaliação será baseado nos conceitos da Área da Educação. Há registro de dados referentes à definição de avaliação e à legislação vigente; assim como os princípios, etapas, objetivos, objetos, tipos e instrumentos de avaliação disponíveis.

A primeira seria motor-sensorial, influenciada por inclinaçõescongênitas básicas, manifesta-se por meio de reflexos, assumindo caráter instintivo. A segunda seria o comportamento perceptivo, que decorre do desenvolvimento dos sentidos que captam os estímulos de diferentes modalidades e informam o córtex cerebral para análise, discriminação do estímulo, síntese das imagens motoras e aquisição de atos adaptativos. Tais adaptações são provenientes de repetições até quea atividade se automatize. A última forma seria o comportamento intelectual em si, caraterizado pela atividade independente e pela capacidade de antecipação, possibilitando a elaboração de táticas para a solução de problemas.

Aprendizagem e Motivação
Independente das inúmeras concepções sobre inteligência e sua relação com a aprendizagem, fica claro que primeiro o indivíduo deve estar...
tracking img