Curtume minuano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Disciplina: Fundamentos de Biologia Ambiental e Sanitária Aplicada
Data: 31 / 08 / 11
Profª: Aline Oliboni de Azambuja
Turma: MA 11/1
Integrantes: Dairton,Felipe, Márcia e Sílvio


INDUSTRIA DE PELES MINUANO

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A Ind. De Peles Minuano é uma empresa do grupoMILU, localizada na cidade de Lindolfo Collor com 39 anos de tradição no ramo de couros. Atualmente comercializa couros nas etapas: wet-blue, semi-acabado, acabado, “camurção”, vegetal e tapetes. Contaaproximadamente com 1000 colaboradores e produz cerca de 5000 peles por dia, sendo destaque no cenário nacional e internacional na produção de tapetes e couros para estofados. Possui certificado ISO9001 desde 2002.
Equipe técnica: Dairton, Felipe, Márcia e Sílvio.

CARACTERIZAÇÃO DO EFUENTE E RESÍDUO
Efluente líquido:
É gerado principalmente pelo processo de caleiro, curtimento, re-curtimentoe acabamento, tendo como principais características o sulfeto, cromo, alta DBO e DQO.
Resíduos gerados pelo processo:
Os principais resíduos gerados no processo são os seguintes: carnaça, aparas,raspas, farelo de couro, varreduras e lodo (estação de tratamento de efluentes).

IMPACTOS DO EFLUENTE E RESÍDUO NO MEIO AMBIENTE
O efluente e resíduo gerado na empresa tem um alto potencial poluidore representam uma ameaça ao solo, biota aquática e a saúde humana se não tratados e dispostos corretamente, devido à grande presença de metais pesados no processo, como por exemplo, o cromo. Por issoexiste uma rigorosa legislação para esses resíduos e efluentes.
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
A estação de tratamento de efluentes da Indústria de Peles Minuano trata aproximadamente 950m³por dia e consiste em duas etapas de tratamento que são: primário e secundário.
Processo primário
Caixa de gordura: retirada da gordura do efluente bruto.
Gradeamento: retirada dos sólidos...
tracking img