Aprendizagem Organizacional

Páginas: 11 (2568 palavras) Publicado: 19 de junho de 2015
AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA
COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO



CAIO FERNANDO SILVA PAZ
HEBERT JÚNIOR ALENCAR CARDOSO
THALITA MENDES BORGES
PAMELA SANTANA SILVA
JOSÉ APARECIDO ANDRADE SILVEIRA
JAILSON SOUZA GALINDO
THAINA DA SILVA VITURINO


APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL










PETROLINA
2015

CAIO FERNANDO SILVA PAZ
HEBERTJÚNIOR ALENCAR CARDOSO
THALITA MENDES BORGES
PAMELA SANTANA SILVA
JOSÉ APARECIDO ANDRADE SILVEIRA
JAISON SOUZA GALINDO
THAINA DA SILVA VITURINO






APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL


Pesquisa apresentada ao Colegiado de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, como trabalho avaliativo da disciplina Teoria das Organizações, ministrada pelo Prof. Antonio Henrique HabibCarvalho.







PETROLINA
2015

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 1
2 CONCEITO 1
3 COMO SE DÁ A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 1
4.DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM 1
5. VISÃO DE TAYLOR E FORD 1
6. EXEMPLOS PRÁTICOS 1
REFERÊNCIAS 1

















1 INTRODUÇÃO

As organizações que aprendem são aquelas que aspessoas expandem continuamente sua capacidade de criar e aperfeiçoar esse aprendizado. As organizações quando conseguem esse conhecimento passam a ter ganhos altos, tornar algo melhor, capacitar as pessoas para que elas trabalhem bem e lhe dêem um ótimo resultado. A produção do serviço, hoje em dia para ter bons colaboradores, precisa de pessoas pensantes que critiquem que criem soluções para seusproblemas e rotina, entre outros.
Aprender não é só absorver mais conhecimento, não só aprender o que já foi aprendido, mas é inovar, solucionar problemas e criar formas de organizações novas, o ganho que as empresas podem ter com isso, por exemplo, aprender métodos eficientes de organização e do trabalho, é a aprendizagem da empresa propriamente dita, a melhoria, evolução, desenvolvimento de todasas pessoas que compõem as empresas, traz uma vantagem competitiva sustentável, pois gastamos menos energia a cada dia de trabalho, a qualidade do serviço é otimizada, e aprendendo e aprender tudo de forma contínua usada para melhorar a qualidade, pois todo trabalho que a empresa faz com o pessoal buscando aprender no dia-a-dia, é essa a gestão focada no conhecimento, o ambiente desenhado paraaprender à aprender e a organização aprende pelo simples fato de que todo indivíduo aprende, e esse aprendizado deve ocorrer para todo o conjunto, para a equipe. Assim ambos irão se beneficiar.
Nesse contexto, propõe-se o presente trabalho que define o conceito de aprendizagem das organizações, o funcionamento desse sistema que opera como um todo sempre pensando nas pessoas que nela trabalham e serenovam constantemente com as suas capacidades de aprender à aprender. Também traz alguns exemplos práticos de desempenho de aprendizagem em empresas.






2 CONCEITO

As organizações que aprendem são aquelas as quais as pessoas se aprimoram continuamente suas capacidades, as pessoas que estão na organização aprendem, criam um ambiente favorável mais ou menos desfavorável ao processo deaprendizagem. Ela alcança a empresa em sua totalidade, em uma visão de nível sistêmico, em que as partes são interdependentes que visa um pleno desenvolvimento da organização.
Para tanto, aprendizagem organizacional pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa.Entretanto, embora busque uma formalização do conhecimento, 80% do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho se dá de maneira informal, ou seja, através dos exemplos dos líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e acúmulo de experiências.
Isso, porém, não significa que aquilo que aprendemos em cursos e treinamentos não possa ser aplicado efetivamente em nosso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprendizagem Organizacional
  • Aprendizagem Organizacional
  • Aprendizagem organizacional
  • Aprendizagem Organizacional
  • aprendizagem organizacional
  • Aprendizagem organizacional
  • Aprendizagem Organizacional
  • Aprendizagem organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!