Aprendizagem motora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A aprendizagem na Natação Infantil de 3 a 6 anos e os benefícios da ludicidade para a criança

RESUMO
Diante a apresentação deste estudo, vamos esclarecer alguns aspectos relacionados aos ensinamentos da natação infantil dos três aos seis anos de idade. Onde a ênfase é explicar o que é Lúdico e a importância da aplicação da ludicidade durante o processo de ensino-aprendizagem, também éimportante lembrar qual a melhor postura que um professor de natação devera exercer diante as fases de ensinamento da natação, pois o trabalho exige um conhecimento muito grande do profissional, já que as crianças passam por varias fases de desenvolvimento limitando assim o seu potencial em determinadas ações. O Estudo também vai ressaltar os benefícios que a pratica da natação ira trazer as criançasquando estas praticam as aulas, aonde os objetivos vão além dos estabelecidos no começo do processo de ensino. Outro assunto que merece destaque e também vai ser discutido no presente estudo, é se a natação auxilia ou não em crianças que possuem doenças respiratórias.
PALAVRAS-CHAVE: Natação, Lúdico, Desenvolvimento Infantil, Aprendizagem, Prevenção de doenças respiratórias.
ABSTRACT
Before thepresentation of this study, we clarify some aspects related to the teaching of swimming children from three to six years old. Where the emphasis is to explain what is Playful and the importance of the implementation of playfulness in the process of teaching and learning, it is also important to remember that the best posture that a lifeguard should carry forth the stages of teaching swimming,because the job requires a great knowledge of the professional, that children go through various stages of development thereby limiting their potential in certain actions. The study will also highlight the benefits of swimming practice will bring the children when they practice the lessons, where the goals go beyond those established at the beginning of the teaching process. Another issue that meritsattention and will also be discussed in the present study is whether or not swimming helps children who have respiratory diseases.
KEYWORDS: Swimming, Ludic, Infantile Development, Learning, Prevention of breathing diseases.
1. INTRODUÇÃO
Natação é a habilidade do ser humano e de outros animais de se locomoverem na água, através de movimentos efetuados no meio liquido, geralmente sem depender deequipamentos artificiais, como: flutuadores, pranchas entre outros acessórios que se utilizam para aperfeiçoar o nado. A natação é uma atividade que pode ser ao mesmo tempobenéfica e prazerosa para todas as idades e sexo.
É fato que a maior porcentagem de matriculados nas academias, clubes e estabelecimentos que trabalham com atividades aquáticas, são de crianças, e por isso os professoresprecisam estar preparados para ensinar a criança a nadar de forma que ela aprenda brincando com as atividades passadas pelo professor.
A intenção dos pais é a aprendizagem da natação e o domínio corporal da criança no meio liquido. Porém, com base nas características da criança nesta fase do desenvolvimento, se questionadas geralmente afirmariam que vão as aulas da natação à procura de diversão ealegria. Então, a piscina pode ser vista como mais um espaço lúdico para a criança.
Segundo Santa Roza (1999), a palavra lúdico significa tanto brincar como jogar. Essas experiências vivenciadas em meio liquido devem ocorrer o mais cedo possível, ou seja, a partir do momento em que a criança nasce ela já pode vivenciar algumas experiências ao meio liquido, seja no banho na banheira, na bacia, seja napiscina de casa, na piscina do clube, na piscina da escola. (FREIRE, 2004 aput Dinâmica Lúdica: novos olhares, p.135)
Existe uma contradição, portanto, nas academias e em outros lugares que ensinam natação, os pais querem como objetivo de ensino, o treinamento de natação, enquanto que as crianças inicialmente visualizam esta atividade como uma atividade recreativa. Assim, mesmo com a abundante...
tracking img