Aprendizado baseado em problemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS



Inicio-se na Universidade McMaster no Canadá em 1969 desde então vem ganhando muitos aliados importantes em escolas médicas do mundo todo, como Johns Hopkins (Baltimore, Maryland, EUA), Maastrich (Holanda) entre outras.

O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning-PBL) destaca o uso do aluno como o principal responsável de seu estudo,neste método de ensino o foco não se encontra na sala de aula ou no professor como o detentor do conhecimento e no aluno como um elemento passivo do aprendizado, ele faz com que o aluno busque o conhecimento. O professor passa a ter um caráter funcional de tutor ou de orientador onde ele apresentada um problema (caso) e o aluno ira pesquisar em livros, especialistas da área, congressos, seminários oconhecimento.

Este método de aprendizado é mais eficaz em alunos que tem interesse ou facilidade no aprendizado em forma de debates estudantes já licenciados que tem maturidade, independência e responsabilidade maior. É também um sistema em que o trabalho em grupo o cooperativismo se faz de enorme importância.

Nota-se uma vantagem nesse método de ensino é a facilidade em que o aluno tem deresolver problemas reais, maior facilidade na busca de informação familiaridade com as fontes dessa informação o aluno consegue reter o aprendizado, pois de um ponto de vista subjetivo é um método de ensino mais estimulante e interessante.

É fundamental que os estudantes percebam que sua formação depende deles e atitudes proativas, esforço, disciplina e desejo de aprender são essenciais paraeste método de ensino.

COMO FUNCIONA O PBL

No aprendizado os estudantes são confrontados com um problema (caso clinico) tendo que resolver.

A análise do caso dura em media uma semana e inicia-se com uma seção de uma hora e meia onde o tutor ira apresentar o caso clinico (paciente com um conjunto de sintomas). Após os estudantes fazem uma analise preliminar do caso levantando hipótesesdiagnosticas, dessa primeira discussão surge um conjunto de duvidas questões que precisam ser respondidas para poder confirmar suas hipóteses. Estas duvidas são então estruturadas num conjunto de objetivos de aprendizado, onde no final da seção devera ser dividida entre os estudantes para estes pesquisarem ate a seção seguinte.

Esta é a etapa de maior importância, pois é a partir das dúvidas geradasna primeira discussão que os estudantes terão a base das pesquisas, vale relembrar que o aluno pode recorrer a qualquer forma de conhecimento seja ela de livros, internet, discussão com especialistas.

A seção seguinte com duração media de três horas é onde ocorrerá o desenrolar de todo o estudo, munidos de suas pesquisas e das primeiras informações iram elaborar um diagnóstico preliminar e quese adéquam melhor para o caso. Com o decorrer da seção o tutor ira apresentando novas informações (resultado de exames) e terá como função orientar os estudantes para a resolução do caso, durante essa fase, novos objetivos de aprendizado surge e os estudantes regressam ao um novo processo de busca de informação ate a seção seguinte. Na ultima seção que dura uma hora e meia analisa-se as novasinformações trazidas e resolve o caso.

A discussão do problema se desenrola em duas fases; na primeira o caso é apresentado ao aluno, aonde o mesmo ira formular o objetivo de aprendizado. Na segunda fase após discussão e estudo individual realizado fora da seção os alunos rediscutem o caso apresentando os novos conhecimentos adquiridos.

O tutor devera garantir que a discussão do caso sedesenrole de forma metódica e que todos os estudantes participem. O método sugerido é o dos Sete Passos apresentado a seguir:

• ESCLARECER OS TERMOS DIFICEIS; identificar palavras, termos técnicos, expressões que não entendam. De nada adianta tentar resolver um problema se não conhecer o termo utilizado, apenas quando resolver este passo devera seguir adiante.



• LISTAR OS PROBLEMAS;...
tracking img