Arte para a eternidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE PARA A ETERNIDADE
Egito, Mesopotâmia e Certa

Em todas as regiões do mundo existe alguma tipo de arte, e a arte dos dias atuais está ligada de uma forma ou de outra a arte da antiguidade, transmitidas através de ensinamentos e admirações. Veremos, que os mestres gregos foram a escola com os egípcios, e por todos sermos discípulos dos gregos, a arte egípcia é de profundamenteimportante para nós.
O Egito é a terra das pirâmides, grandes obras misteriosas e cheia de detalhes que juntamente com outras relíquias da arquitetura humana, nos contam as crenças na história da arte. Era também uma terra rica em suas organizações culturais.
Os monarcas Egípcios eram ricos, poderosos e “divinos”, exercendo poder sobre a sociedade. Assim, seus escravos etrabalhadores realizavam trabalhos exaustivos para construir as pirâmides, futuramente estas receberiam o cadáver do faraó. Estes gigantes morros tumulares, que sento incrivelmente lapidadas durante a vida do rei, mostram a perfeita organização daquela terra que passou por muitos gastos e dificuldades nas construções destes monumentos, refletindo a importância que possuíam.
Eles acreditavam naimortalidade, o faraó por ser “divino” voltava para junto dos deuses após sua morte. O formato da pirâmide, apontando para o céu o ajudaria na ascensão, juntamente com todas as fórmulas mágicas e encantamentos escritas na câmara funerária. Suas crenças também asseguravam que para a alma continuar vivendo no além, o corpo teria que ser conservado, dessa forma eles usavam métodos de embalsamento emumificação. Porém, ainda não era suficiente, então mandavam artistas esculpirem a cabeça do monarca e a colocavam na tumba. É perceptível ao observar essas obras, que o designer não estava interessado em homenagear o morto, sua arte era focada apenas nos aspectos essenciais do rosto do faraó (formato da cabeça, boca, nariz e olhos), sendo excluídos todos os aspectos secundários. Talvez, por isso,esses retratos eram tão impressionantes. Eram uma combinação de regularidade geométrica e penetrante observação da natureza, característica típica de toda arte egípcia. Essas obras destinavam a “manter vivo”, ganharam espaço despois da percepção da crueldade dos rituais de um passado distante para esse objetivo, onde quando um homem morria seus nervos eram retirados e depositados na sepultura.No tumulo eram encontradas muitas pinturas e modelos, elas estavam agregadas a ideia de fornecer servos para a alma no outro mundo, crença essa também encontrada em outras culturas antigas. Os Egípcios tinham uma maneira única de representar a vida. A beleza não importava, mas sim a plenitude, já que o artista tinha o dever de preservar tudo com a maior clareza e permanência possível. Apintura além de ser colorida e animada, era caracterizada pela ausência de três dimensões, ignorância de profundidade e pela Lei da Frontalidade, onde tudo tinha que ser representado pelo seu ângulo mais característico, ou seja, mais fácil de ser visualizado. O tronco e os ombros da pessoa era sempre representado de frente, enquanto a cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil, os olhostambém eram vistos de frente, plantado na vista lateral da face, já os pés não tinham dedos, apenas um contorno claro desde o dedão até a perna, fazendo com que ambos os pés sejam vistos pelo “lado de dentro”. Essas formas de desenho não significavam que os egípcios acreditavam que os seres humanos tinham tal aparência, eles apenas seguiam uma norma que os permitiam incorporar tudo o queconsideravam importante na forma humana. Quanto a hierarquia da pintura, eram representados maiores as pessoas com maior importância no reino, nesta ordem de grandeza: o rei, a mulher do sacerdote, os soldados e o povo.
Eram a partir dessas formas e contornos aprendidas e conhecidas por eles que construíam as representações. Nas câmaras funerárias haviam inscrições em hieróglifos, que diziam...
tracking img