Aprender e ensinar ciencias no ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ciência e a tensão entre o ensinar e o aprender Ciências Naturais NO ENSINO FUNDAMENTAL
GUERRA, Denise Moura de Jesus - UFBA
GT: Educação Fundamental / n. 13
Agência Financiadora: Não contou com financiamento.


Quer considere os homens com bondade ou malevolência, encontro-os sempre, a todos e a cada um em particular, empenhados na mesma tarefa: tornar-se úteis à conservação daespécie. E isto não por amor a essa espécie, mas simplesmente porque não há neles nada mais antigo, mais poderoso, mais impiedoso e mais invencível do que esse instinto... porque esse instinto é propriamente a essência da nossa espécie, do nosso rebanho.
Nietzsche
Durante mais de dois séculos, a ciência se notabilizou pelo acesso privilegiado a uma realidade objetiva, independente, dada, cujalei de funcionamento se situa no universo e torna-se objeto de descoberta. Um princípio universal que comporta a expulsão do local e do singular. Essa ciência, hoje, considerada tecnociência, se apropriou dos princípios de previsibilidade, controle, regularidades para explicar todos os fenômenos – do universo ao homem – através da comprovação da verificação e da descoberta.
A história nosmostra que seu curso tem se configurado por uma multiplicidade de eventos complexos, caóticos e imprevisíveis, distantes da pretensão simplista de alguns seres humanos de explicar os fenômenos humanos, terrenos e cósmico. A ciência moderna, instituída, hegemonicamente, no ocidente desde o século XVII, presa a um único caminho epistemológico, ignorou a rede labiríntica, intrínseca ao desenvolvimento dohomem e do universo, no sentido de dominar o seu entorno – do mais próximo ao mais distante – através do ato manipulativo de dados e resultados, da experiência e da fragmentação. Essa prática produziu tanto positividades quanto negatividades.
Nosso objetivo nesse trabalho é pensar a ciência como uma entre outras formas de construção humana, que tem importância, mas não se perfila como única,nem superior, ou seja, não existe privilégio epistemológico. Segundo Morin (2001b), o único privilégio epistemológico importante é que o conhecimento de um tal ponto de vista deve ser o menos mutilante possível, e como conseqüência, definida explicitamente como multidimensional. A partir desse pressuposto, pretendemos tensionar o ensinar-aprender ciências naturais no ensino fundamental.
Partindoda análise da crise do conhecimento científico, que afeta o pensamento contemporâneo, nos defrontamos com elementos constitutivos desse conhecimento, os quais nos desafiam a interrogar os princípios da ciência clássica e a confrontá-los com a instabilidade, a ambivalência, a desordem, o caos, o acontecimento. Essas reflexões incitam e desafiam o professor-pesquisador a distinguir e fazercomunicar em vez de separar e de isolar: a perceber a unicidade e a multiplicidade do fenômeno em vez de homogeneizá-lo na totalidade ou heterogeneizá-lo em categorias separadas, estimula a formatação de um pensamento multirreferencial para a compreensão das realidades.
Ao olhar a ciência numa perspectiva de vida, nos debruçamos sobre o seu movimento, o seu dinamismo, a sua curiosidade inesgotável,inesgotável porque a resolução de um problema sempre será mecanismo para um novo recomeço. Representa compreender a potencialidade do conhecimento do senso comum, no qual está mergulhada a ciência; do conhecimento mítico; do conhecimento filosófico, enfim, significa repolitizar o pensamento para fazer interagir os dados, as informações, as idéias, os saberes, os sentimentos, as emoções.
Nessecontexto, ensinar-aprender ciências naturais no ensino fundamental se configura em atitude de crítica e tomada de decisão a favor da vida. É um movimento de interconexões epistemológicas entre os diversos saberes, no sentido de inserir os seres humanos na ambiência local e global. Também é possibilidade de desconstruir o mito do conhecimento privilegiado e do analfabetismo em ciências, garantindo a...
tracking img