Gabiassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO -UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE GRAJAÚ - CESGRA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
SAÚDE DO ADULTO

ANCELMO DE BARROS PESSOA
ELAINE IRENA NOGUEIRA DA CRUZ

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

Trabalho apresentado à Disciplina de Saúde do Adulto do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para obtenção parcial de nota.
Professora: ArlaneChaves

Grajaú-Ma
2012

1. Você é um enfermeiro clínico em uma pequena clínica comunitária. Um cliente do sexo masculino, com 45 anos de idade, tem vindo à clínica durante vários anos para o tratamento e apoio da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Durante os últimos meses, ele perdeu seu parceiro de longa data para a AIDS. Além disso, seus pais morreram há muitos anos. Sua condiçãoclínica deteriorou-se. A visão esta falhando, o estado nutricional é difícil de manter, tendo sido hospitalizado três vezes nos últimos três meses por pneumonia. Pede sua ajuda no planejamento do suicídio.
Discuta sobe sua resposta a esta solicitação. Comece por um exame dos seus sentimentos pessoais a respeito do suicídio. Inclua uma discussão sobre sua compreensão da AIDS: De onde ela seorigina? Quem contrai a doença? Por quê? Quais são seus sentimentos e opiniões a respeito das pessoas com AIDS? Elabore sua resposta, tendo em mente os princípios éticos de fidelidade, autonomia, beneficência e não maleficência. Quais suas possíveis ações?
2. Qual a importância dos processos de enfermagem na tomada de decisão ética no cuidado desse paciente?
3. A filha de um paciente lhe diz que nãoestá pronta para deixar seu pai partir. No dia seguinte, você, observa uma prescrição de “não reanimar” no prontuário. Descreva as habilidades de raciocínio crítico que você poderia usar para abordar essa questão e desenvolver um plano de cuidado para o paciente e para a família. Como você integraria seu raciocínio crítico no processo de enfermagem? Que alterações você poderia fazer em seu planode cuidados considerando a prescrição NR? Que problemas ou dilemas éticos você poderia antecipar?
4. A esposa de seu paciente lhe dá informações não reveladas por ele. Como você determinaria se deve comunicar essas informações para a enfermeira responsável pelo paciente?

Resposta
1.
Primeiramente devemos ter um entendimento do que de fato é essa doença, suas principais manifestações ecomplicações. Em seguida devemos conscientizar de maneira segura e com responsabilidade o cliente, através de orientações explicando para o mesmo que apesar de ser portador que ele pode ter uma vida normal como qualquer outra pessoa, seguindo o tratamento ele prolonga sua vida por mais tempo, e o quanto é importante que o mesmo inicie o mais breve possível o tratamento.
A AIDS é uma doença que atinge oestado imunológico do paciente assim dando facilidade para as doenças oportunistas se alojarem ali e hoje os indíces de mortalidade do portador do vírus da AIDS não mora exatamente pela AIDS mais sim dessas doenças oportunistas como a pneumonia ai citada. A AIDS é adquirida no contato sexual, ou seja, de mucosas, as pessoas que podem adquirir o vírus da AIDS são pessoas que tem uma vida sexualativa, não faz o uso de preservativos e que tem mais de um parceiro.
Embora os tratamentos para a AIDS e HIV possam retardar o curso da doença, não há atualmente nenhuma cura ou vacina. O tratamento antirretroviral reduz a mortalidade e a morbidade da infecção pelo HIV, mas estes medicamentos são caros e o acesso a medicamentos antirretrovirais de rotina não está disponível em todos os países.Devido à dificuldade em tratar a infecção pelo HIV, a prevenção da infecção é um objetivo-chave para controlar a pandemia da AIDS, com organizações de promoção da saúde do sexo seguro e programas de troca de seringas na tentativa de retardar a propagação do vírus.

2.
Diante desse panorama atual, em que se deparar com a síndrome da imunodeficiência adquirida favorecendo o adoecer e o morrer...
tracking img