Aprendendo a utilizar o" l" e o "u" de forma lúdica: uma proposta significativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDENDO A UTILIZAR O “L” E O “U” DE FORMA LÚDICA: UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA
Silvana Bassani da Silva

O trabalho escrito final da disciplina de Alfabetização e Linguagem foi realizado em uma escola municipal, denominada Escola Municipal “Anselma Maluf Dabul”-Ensino Fundamental, em uma turma de 2º ano, períodovespertino.
A atividade iniciou-se com a apresentação da música “Borboletinha”, escolhida por esta proponente. A música foi tocada em um aparelho de som, com os alunos e professora cantando junto. Depois que os alunos memorizaram a letra da música, esta foi cantada mais algumas vezes. Após, foi solicitado que os alunos escrevessem, da forma que eles sabiam, a letra da música. Na ocasião, foievitado responder às perguntas sobre como escrever, feita pelos alunos.
Dos textos escritos, foram selecionados alguns para serem analisados. Foi realizado levantamento dos casos de erros ortográficos existentes, sendo assim descritos: Repetição de letras: Ex.:borborletinha; Troca de consoantes: Ex.: vidro-vibro; Escrita espelhada (d-b);Junção de palavras (aglutinação) Exs.: tanacozinha,amadrinha, potimpotim; Omissão de letras. Exs.: cholate, fazedo,pena, borbletinha; Dificuldade na escrita gráfica (traçado) das palavras.: h,v,b; Troca do s pelo z (cosinha,naris, fasendo), l pelo u (pal, picapal), o “o” pelo u (olhu); Acentuação de palavras indevidamente. Ex.: fazendo.
Destes erros, foi escolhido o das palavras picapau e pau, pelo motivo da letra l, em final de sílaba, emmuitas regiões soar como u, dando origem a dificuldades ortográficas.
Ressaltamos que há uma forte identidade entre as formas L e U quando com valor fônico /u/. Normalmente o L no final da palavra tem o som de U.
Representação de semivogais, conforme vemos nos exemplos a seguir; mau, normal.
Este tipo de erro está classificado como falha de terceira ordem, pois se limita à trocada letra l com a letra u, que são letras concorrentes. É um erro de representação múltipla dos sons. Na palavra picapau, o aluno confunde os sons do l e u na escrita, ficando em dúvida em sua colocação. Acontece um problema de relação de um para mais de um. Neste caso, é devido ao som do “l”, ser representado por mais de uma letra. È um erro comum, de representação múltipla dos sons ( um som coma grafia de duas letras), ocorrendo a troca de letras concorrentes. Considera-se a dificuldade com uma regularidade contextual
Para o trabalho pedagógico que aborde este tipo de erro, foi elaborado o plano docente abaixo, com os seguintes encaminhamentos:
A- Atividade: E agora, uso u ou l?
B- Público alvo: 2º ano do ensino fundamental, séries iniciais.
C-Objetivos: - Fazer os alunos perceberem que as palavras que terminam com U ou L têm o mesmo som. - Observar as diferenças entre a fala e a escrita. - Sensibilizar os alunos para as diferenças entre a grafia de palavras terminadas com L e U a partir da comparação (verbos e plural das palavras).
D- Período: 5 horas aulas
E- Materiais necessários : vídeos, computador, internet, folhassulfites, lápis , caderno , cd de música, aparelho de som.
F- Desenvolvimento: 1- Iniciar com a apresentação do conteúdo “ uso do L e do U “ , no laboratório de informática, com os alunos, acessando o site http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1217, que dispõe de uma atividade lúdica e interessante , com explicações sobre as regras de o uso do “l e U” e com atividadesinterativas on line .Descrição:  História 'O polvo e o rouxinol' em Powerpoint 2- Ouvir e assistir a fábula “ O leão e o ratinho”. retirada do site: http://cantinhodasfabulas.vilabol.uol.com.br/oleaoeorato.html disposta abaixo: O Leão e o Rato
Um Leão dormia sossegado, quando foi acordado por um Rato, que passava correndo em cima de seu rosto. Com um ataque ágil ele o agarrou, e estava...
tracking img