Aprendendo a pensar com a sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
‘’Fichamento do livro "O que é sociologia- Capítulo primeiro’’

No livro O que é sociologia o autor Carlos Benedito Martins busca por meios históricos explicar o que é a sociologia, e todoo seu desenvolvimento, e formação na sociedade.
No capítulo primeiro deste livro, o autor sita a sociologia, como uma manifestação do pensamento moderno, já que ela surgiu em um momento detransição da era feudal para o capitalismo. A sociologia surgiu de um pensamento conjunto de vários pensadores e filósofos que buscaram entender o que estava acontecendo com a sociedade, com as novassituações de existência que estavam em formação.
O autor Carlos Benedito Martins buscar mostra como a sociologia contribuiu para a formação de um novo modelo de sociedade. As pessoas estavamsaindo dos campos e formando grandes cidades, que se formavam em torno das industrias. O mundo estava em constante transformação e era necessário uma ordem social que estabelecessem leis de convívio ede ordem. Tal necessidade era resultado de duas grandes revoluções: a industrial, que teve seu inicio na Inglaterra, e a revolução francesa.
A revolução industrial, representou uma grandeevolução nos meios de produção, que mudaria totalmente a sociedade daquela época, mas não foi somente os meios de produção que sofreram influencia dessa revolução, a economia, a cultura, o governo,todos sofreram mudanças drásticas causando problemas para os homens, que começaram a questionar tais mudanças. A Inglaterra em pouco tempo, mudou totalmente a sua aparência econômica, cultural e social.Os pequenos artesãos independentes foram destruídos pelas maquinas presente nas indústrias, ele perdeu o seu pequeno espaço de produção e sofreu com uma severa mudança, que foi sair do seu próprioespaço, para ir trabalhar nas fábricas, assim como mulheres e criança, que tinham uma rotina árdua de 12 horas por dia de trabalho, sem nenhum direito, e trabalhavam em péssimas condições se trabalho....
tracking img