Aprendendo a filosofar em 25 licoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGES
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM DIREITO

TRABALHO ACADÊMICO-FICHAMENTO
APRENDENDO A FILOSOFAR EM 25 LIÇÕES


Paripiranga
Abril de 2012

AGES
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM DIREITO



APRENDENDO A FILOSOFAR EM 25 LIÇÕES
Do poço de Tales à desconstrução de Derrida

Fichamento apresentado no curso de Direito da Faculdade AGEScomo um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina filosofia no 1º período noturno, sob a orientação do professor Cristiano Santiago.

Paripiranga
Abril de 2012

FEARN, Nicholas. Aprendendo a filosofar em 25 lições: do poço de Tales à desconstrução de Derrida / Nicholas Fearn; tradução, Maria Luiza X. de A. Borges. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

I.Tales demileto(636 a.C).
A ideia do reducionismo consiste na capacidade de termos a sabedoria e pertinência de podermos reduzir algo, matéria, verdade, ideia a fim de observarmos as pequenas partes que formam um todo e consequentemente melhor explicar tal fundamento. Ao reduzir algo devemos ter propósitos levando em consideração à descrição do que é verdadeiramente correto, esse pilar que os reducionistassustentam-se abrange ainda a ideia de que a verdade é própria de tal conceito graças ao reducionismo.

“É igualmente reducionista declarar que, ainda que uma empresa fomente projetos destinados a melhorar o meio ambiente e proteger seus empregados, ela está em ultima analise preocupado “somente” com seus lucros a longo prazo (...) para uma explicação ser qualificada reducionista, basta queexplique uma coisa em remos de uma outro singular. O reducionismo soa bastante inocente quando assim definido, mas nada dotado de tamanho poder explanatório jamais será inofensivo.”(pag.16).

II-Protágoras de Abdera(485 a.C)
A ganancia está contida não importa o local, raça, etnia, acesso cultural ou nível no qual o individuo está envolvido, a divergência entre ingenuidade e cinismo está contigo emqualquer meio. Os sofistas utilizavam da ideia relativa para conseguir defender seus clientes nos tribunais,o “é” ou vir a “ser” é igualmente ao relativismo , ou seja, a relatividade está presente em nossa existência, é valido ressaltar ainda que tal ideia relativa segue apenas uma única verdade a do nosso “eu”, baseada ou não em nossas concepções, nunca em uma única verdade.

Trata-se daideiade que toda verdade exige algum tipo de medida. As verdades não são verdadeiras ou falsas em si, mas dentro de um sistema de pensamento ou segundo certas regras que põem sua veracidade á prova (...) é inequivocamente verdadeiro que dois mais dois são quatro , mas isso somente porque, quando aplicamos as regras de adição corretamente o resultado é sempre quatro.(pag.22)

III-Zenão de Eleia(490a.C)
Redução ao absurdo, usamos quando queremos mostrar que uma posição não é verdadeira, examinando s consequências que ela teria se fosse correta e mostramos assim que elas são inaceitáveis, porém tal ideia “peca” quando em seus fundamentos admiti que nossas crenças não são de natureza filosófica.
(...) para que uma reduction funcione, é preciso que ambos os lados concordem quanto a queconclusões devem ser consideradas “inaceitáveis”. Por isso é pouco provável que essa abordagem venha algum dia a convencer os defensores da legalização das drogas leves.(pag.31)

IV- Sócrates (469-399 a.C)
O convencimento muito utilizado pelos sofistas que cobravam para defender algo a se chegar a tal, não era aceito por Sócrates, pois os mesmo baseava-se na sua própria ignorância não achava justo acobrança pelo conhecimento. Ao contrario dos sofista tal filosofo não consistia em fundamentos de uma verdade plena, comparava-se como alguém que fazia parir a verdade.

Tendo insistido que devemos “seguir a argumentação até onde ela leva”, faz sentido que considerasse que não devemos nos apegas dogmaticamente a qualquer crença com que tenhamos começado a discursão. Isso significa estar pronto a...
tracking img