Appcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A terapia de nutrição enteral (TNE) é um tipo de alimentação para fins especiais, podendo ser industrializada ou não, sendo específica para uso por sonda ou via oral, tendo como objetivo substituir ou complementar a alimentação em pacientes que, por algum motivo, encontram-se debilitados e impossibilitados de consumir uma dieta livre. Estando sempre de acordo com as necessidadesnutricionais do paciente analisado. Esse suporte nutricional é uma terapia de rotina em pacientes debilitados, mas que ainda possuem uma parte do trato digestivo com capacidade absortiva (CASTRÃO, 2009).
Quando ocorre falha em algum dos procedimentos de formulação da nutrição enteral, manipulação incorreta por parte dos manipuladores e utilização de utensílios não higienizados de forma correta, anutrição enteral pode vir a ser contaminada prejudicando a sua aceitação e afetando a evolução clínica do paciente (WAITZBERG, 2004).
Existem diversas complicações possíveis na utilização desse método de alimentação, principalmente na contaminação das fórmulas, que está diretamente associada às complicações infecciosas, tendo como resultado distúrbios gastrointestinais, como a diarréia. (BUGNO,2005).
Portanto, a qualidade microbiológica também pode ser assegurada através da implantação do sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) que entre outros aspectos, reforça a importância do monitoramento com objetivo de verificar se os pontos críticos existentes na linha de produção estão ou não sob controle (OPAS, 2006).
Tal característica preventiva, torna o sistemaAPPCC uma importante ferramenta quando se trata de nutrição enteral, pois o resultado da contaminação microbiológica desde tipo de alimento é definido tardiamente, isto é, quando a dieta já foi infundida ao paciente ( MUNIZ, 2005).
Tendo em vista a variedade de fontes de contaminação nas fórmulas enterais, e sua importância como medida terapêutica eficaz na recuperação dos pacientes, o objetivodeste trabalho foi identificar os pontos críticos de controle da produção da linha de nutrição enteral, constituídas de dietas artesanais prontas para uso, assim como o percentual de conformidade e não conformidade da área envolvida no processo, e, portanto, foi elaborado um fluxograma de processo para estabelecer medidas preventivas na unidade analisada. Para avaliar as boas práticas de preparaçãoutilizou-se a resolução RDC no 63 de 06 de Julho de 2000; portaria nº120 de 14 de Abril de 2009 e portaria n°46 de 10 de Fevereiro de 1998.


















2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Identificar os pontos críticos de controle na linha de produção de nutrição enteral localizada em uma empresa particular de Belém, PA.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Elaborar fluxograma deprocesso da linha de produção de nutrição enteral.
* Analisar os perigos biológicos físicos e químicos.
* Identificar pontos críticos de controle nas etapas do processo.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 NUTRIÇÃO ENTERAL

A nutrição enteral (NE) é uma técnica utilizada para nutrição do paciente que por algum motivo não está podendo receber dieta via oral, mas está com seu sistema digestivointegro, ela pode dar suporte a uma alimentação oral, ou ser utilizada sozinha (CASTRÃO, 2009). Entre os conceitos abordados, o mais completo é aquele proposto pela resolução RDC nº 63, de 6 de Julho de 2000, do Ministério da saúde, que estabelece como nutrição enteral:
Alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição químicadefinida ou estimada, especialmente elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializados ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, usando a síntese ou manutenção de tecidos órgãos ou sistemas (BRASIL, 2000).
Segundo Spolidoro et. al. (2000), comparada a alimentação parenteral, a nutrição enteral apresenta diversos pontos positivos, dentre...
tracking img