Apostilla judo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostilha de Judô
Conteúdo Básico
Professor Igor Thadeu – 2º Dan

CLUBE

APOSTILHA DE JUDÔ - PROF. IGOR THADEU / igor.th@hotmail.com

INTRODUÇÃO

O Judô é uma arte marcial que possui origem relacionada a religiosidade e cultura japonesa, difundiu-se pelo mundo divulgando costumes e o modo de vida nipônico. Chegou ao Brasil e tornou-se a modalidade esportiva que hoje, segundo Lucírioetal., 1997, possui o maior número de praticantes no país, ou seja 2 milhões de praticantes. Tornou-se esporte olímpico em 1964 em Tóquio (Lancellotti, 1996), como modalidade de demonstração e em 1972 foi incluído como modalidade oficial na olimpíada de Munique (Lancellotti,1996). O Judô já é um esporte centenário e com origens milenares, pois deriva do Ju-jitsu (Kodokan, 1955), mas mesmo com o seusucesso, tanto como sua divulgação em todo país, tanto quanto as vitórias obtidas pelos seus atletas em competições internacionais, muito pouco tem-se estudado sobre esse esporte no Brasil.
CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO JUDÔ: DO JAPÃO PARA O MUNDO

A criação do judô é atribuída a Jigoro Kano, nascido em 28 de outubro de 1860, em Mikage, distrito de Hyogo, filho de Jirosaku Maresiba Kano (Kodokan,1955), sendo de baixa estatura, medindo 1,50 m e pesando apenas 50 quilos. Entretanto, "compensava seu pequeno porte com tenacidade, coragem e sobre tudo grande inteligência" (Virgílio, 1986). Iniciou o treinamento de Jiu-Jitsu com dezessete anos com o mestre Fukuda da Escola Coração do Salgueiro, treinou também com mestre Iso, e Iikugo. Buscou conhecimento em outras escolas que permitiram formar oconjunto de técnicas, regras e princípios que vieram a constituir o Judô (Virgílio,1986). Kano foi um cidadão ímpar no Império japonês, acumulando diversas funções e Honrarias, sendo "Professor Universitário, vice-presidente e reitor do Colégio de Nobres, adido do ministro da Casa Imperial, conselheiro do Ministro da Educação Nacional, diretor da Escola Normal Superior e ainda secretário daEducação Nacional, galgou os degraus da Escala Imperial Japonesa, chegando ao segundo grau após sua morte" (Virgílio, 1986). Em 1922, passou a dedicar-se exclusivamente ao Judô, sendo professor Honorário da Escola Normal Superior de Tókio e Conselheiro do Gabinete Japonês de Educação Física. Seu nome foi perpetuado como educador e esportista que foi, sendo considerado o "Pai da Educação Física do Japão"(Virgílio, 1986). No final da década de 1870 e início de 1880, Jigoro Kano inicia um estudo sistemático das artes marciais, já com a iniciativa de montar sua própria escola o Kodokan (Kodokan, 1955). Notava o empirismo das escolas e dos métodos da época, estas estando muito mais preocupadas com seus segredos e em ignorar os valores de outras, que propriamente progredir na busca da perfeição técnicae moral. A rivalidade entre escolas foi tão grande que uma procurou destruir outra a qualquer meio.

“Somente se aproxima da perfeicão quem a procura com constância, sabedoria e,sobretudo humildadde” (Jigoro Kano).

2

APOSTILHA DE JUDÔ - PROF. IGOR THADEU / igor.th@hotmail.com

Kano preocupou-se com a falta de ética e moral do Jiu-Jitsu e também a inexistência de princípios pedagógicos ecientíficos e ainda mais os perigos que essas técnicas representavam. Assim retirou-se com alguns alunos para o templo budista de Eishosi onde estudou e analisou as técnicas mais evidenciadas na época, separando o que havia de bom, criando novas quando necessário e surgindo então, um novo método para fusão de técnicas do antigo Jiu-Jitsu e dos princípios pedagógicos, morais e éticos (Kodokan,1955). Kano criou a Kodokan, instituto que existe até os dias de hoje, em fevereiro de 1882, e seus primeiros e principais alunos foram Tsunegiro Tomita, Yoshiaki Yamashita, Shiro Saigo, Sakugiro Yokoyama.( Kodokan,1955). Nesta fase o Judô se consolida no Japão (Virgílio, 1986). Segundo Suzuki (1986), a divulgação do Judô para o mundo dava-se pelo próprio Kano, que era por meio de explanações,...
tracking img