Apostilha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING

Segundo Kotler: “Marketing É um processo social por meio do qual pessoas e grupos
de pessoas obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação,
oferta e troca de produtos e serviços.”

É administrar relacionamentos lucrativos com o cliente. Os dois principais objetivos do marketing são: atrair novos cientes, prometendo-lhes valor superior, e manter e cultivar osclientes atuais, propiciando-lhes satisfação.

Assim definimos marketing como processo pelo qual as empresas criam valores com os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca.

Hoje, não deve ser entendido no velho sentido de efetuar uma venda-“mostrar e vender”- mas o novo sentido de satisfazer as necessidades dos clientes. Se o profissional de marketingentender as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços que ofereçam valor superior e definir preços, distribuir os produtos e promovê-los de maneira eficiente, esses produtos serão vendidos com facilidade. De acordo com o guru da administração Peter Drucker: “O objetivo do marketing é tornar a venda desnecessária. Vendas e propagandas são apenas peças de um “mix de marketing”- oconjunto de ferramentas de marketing que operam juntas para satisfazer as necessidades dos clientes e construir relacionamentos entre eles.

Marketing Digital

Grande parte dos negócios no mundo hoje em dia é conduzida por meio de redes digitais que conectam pessoas e empresas. A internet, uma vasta rede pública de computadores, conecta, no mundo inteiro, usuários de todos os tipos uns aos outrose a um repositório de informações incrivelmente amplo. A utilização da internet continua a crescer de um modo estável. Em 2005, a penetração da internet atingiu 64 por cento, com mais de 205 milhões de pessoas hoje utilizando a internet em casa e no trabalho. O usuário médio de internet nos Estados Unidos passa aproximadamente 31 horas por mês surfando na internet em casa, além de mais 78 horas notrabalho. No mundo inteiro cerca de 470 milhões de pessoas hoje tem acesso a internet .

A internet mudou fundamentalmente as noções dos clientes tem de praticidade, velocidade, preço, serviços e informações sobre os produtos. O enorme sucesso das primeiras empresas baseadas apenas na internet – as chamadas ponto com, como a Amazon.com, o eBay, a Expedia e centenas de outras – fez com que osprodutos e varejistas físicos existentes reavaliassem o mundo como atendiam seus mercados. Hoje em dia, quase todas as empresas tradicionais abriram seus próprios canais de comunicações e vendas on-line, tornando-se concorrentes mistos, ou seja, ao mesmo tempo físicos e virtuais. É difícil encontra uma empresa hoje em dia que não tenham uma presença substancial na web.

Marketing digital são açõesque utilizam meios digitais como plataforma principal estratégicas. Também engloba ações em mídias digitais, como TV digital, celulares, etc. O marketing digital faz com que os consumidores conheçam seus negócios, confiem nele, e tomem a decisão de compra a seu favor.

Os meios tradicionais e a nova mídia

A mídia tradicional tem como característica básica a distribuição unidirecional deconteúdo padronizado, ou seja, igual para todos. O jornal que chega a casa de seu vizinho tem o mesmo conteúdo qu o seu, e o editor do jornal não tem como medir a resposta do leitor sobre o tema durante a leitura da matéria. O mesmo ocorre com o rádio e com a TV.

A nova mídia tem como características a distribuição bidiredicional de conteúdo, o qual pode ser personalizado para cada usuário, ou seja,o seu visinho que recebe informações sobre basquete e política internacional com grande volume de detalhe e manchetes sobre o Brasil. Enquanto isso, você recebe mais informações detalhadas sobre política internacional e futebol, além das manchetes sobre o Brasil e o mundo.

No entanto, os novos formatos de comunicação que surgem não substituem necessariamente os formatos tradicionais. Na...
tracking img