Escrever para interagir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escrever para interagir, interagir para aprender a escrever
             A partir de uma concepção construtivista, uma das mais importantes tarefas da escola é, gradativamente, ampliar ainserção dos alunos em nossa cultura letrada: formar usuários competentes da Língua, capazes de utilizar esse instrumento nas mais diferentes circunstâncias sociais e com os mais variadospropósitos e destinatários. 
             Para que essa meta possa ser alcançada, é preciso ter como premissa o fato de que, desde o início da Educação Infantil, as crianças podem atuarcomo leitoras e produtoras de textos, colocando em prática os conhecimentos que possuem e as concepções que elaboram na tentativa de compreender o universo da escrita.
             Aescola e seus educadores, com o intuito de favorecer  que as crianças avancem cognitivamente ,precisam conceber a língua escrita tal qual ela existe socialmente: como um sistema derepresentação que ganha formas diferenciadas conforme o texto a ser elaborado, o portador e os objetivos que se tem ao escrever.
Na sala de aula, é fundamental que as crianças possam interagir comesse objeto de conhecimento e refletir paralelamente, e de modo indissociável, tanto sobre princípios geradores e organizadores da nossa escrita, como a alfabeticidade, quanto sobre aspectospeculiares que ela assume em diferentes textos.
             O foco dessa pesquisa situa-se na análise de algumas situações de interação que devem ser favorecidas no âmbito escolar, jánas classes de Educação Infantil: das crianças entre si; delas com a língua escrita e, ainda, entre os aprendizes e alguns dos recursos utilizados socialmente para se produzir textos(recurso impresso, o papel, ou digital, o processador de textos).
Parte-se da hipótese de que essas múltiplas interações podem desencadear diferentes reflexões no desenvolvimento da escrita.
tracking img