Apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade

Londrina, setembro de 2002.



CONTABILIDADE:

Processo mediante o qual é identificada, medida, registrada e divulgada a informação econômica de uma organização ou empresa, com a finalidade de possibilitar às pessoas interessadas que avaliem a situação da entidade.

É o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões, dentro e fora daempresa.

Aplicação da contabilidade:

Pode ser estudada de forma geral ou particular.

Na forma geral, destina-se a todas as empresas, e também pode ser denominada conforme sua área de atuação, como comercial, industrial bancária, hospitalar, etc. Na forma particular, ela se aplica a um determinado ramo de atividade ou setor da economia.

Neste trabalho estaremos abordando a contabilidadegeral.

Usuários da contabilidade:

São todas as pessoas que se interessam pela situação da empresa e buscam na contabilidade as suas respostas.

Administradores, investidores,fornecedores, bancos, governo, sindicatos, concorrentes, etc.



PRINCÍPIOS CONTÁBEIS:

Os princípios contábeis são referenciais ou parâmetros observados no registro dos fatos contábeis e na formulação dasdemonstrações, regido por normas e regras uniformes que proporcionam uma função informativa da Contabilidade. São as normas estabelecidas e reconhecidas pelo consenso de profissionais que atuam na área de contabilidade.

Segundo o autor Hilário Franco "Os chamados Princípios de Contabilidade geralmente aceitos não são, em verdade, as causas geradoras da Contabilidade, mas normas e regras admitidas comopreceitos básicos em que se devem assentar os registros e as demonstrações deles decorrentes, com a finalidade de representar, de forma adequada, a situação econômica, patrimonial e financeira de uma entidade, bem como seu resultado econômico em determinado período administrativo."

Os principais princípios contábeis:

Princípio da entidade

Este princípio reconhece o patrimônio como objetoda contabilidade executado e sustentado para a entidade, afirmando a autonomia patrimonial, não confundindo os bens da empresa com os dos sócios / proprietários.

Princípio da continuidade

A "vida" da empresa é indeterminada, e no caso de uma empresa que esteja em processo de extinção, então sua contabilidade será regida por outros princípios.

Princípio da oportunidade

Deve-se fazer oregistro imediato e formal da documentação contábil logo que ocorrerem as variações nos ativos e passivos, mesmo baseados em uma documentação para complementação do processo. O registro deve ser feito independentemente das causas que o originaram.

Princípio do registro pelo valor original

Todos os grupos de contas que compõe o patrimônio, assim como sua mudanças (variações) são obrigados acontabilizar pelo valor original com base nos valores de entrada nas transações em moeda do País.

Princípio da atualização monetÁRIA

O ganho de poder aquisitivo sempre deve ser registrado, em valores que incorporarão as demonstrações contábeis através da atualização monetária de seus valores sem caracterizar a avaliação de seus elementos.

Princípio da competência

No resultado, asdespesas e receitas devem ser registradas no exercício pelo qual elas ocorreram, sempre juntas quando se relacionarem, individualmente, créditos (a pagar) e débitos (a receber), podendo ser de natureza permutativa ou modificativa.

Princípio da prudência

Sempre que aparecer situação onde haja um incremento ou redução na situação patrimonial, deve-se fazer com base para os menores grupos de contasdo ativo e maiores para grupos de contas do passivo.



PATRIMÔNIO:

O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa*, avaliado em moeda.

Bens:

São coisas capazes de satisfazer às necessidades da pessoa* e que podem ter seu valor avaliado em moeda. Pode-se classificar como bem tudo o que a pessoa* possui para uso, troca ou consumo. Podem ser classificados em...
tracking img