Apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBTENÇÃO E PREPARO DA MATÉRIA-PRIMA DE ORIGEM VEGETAL

FATORES E ELEMENTOS CLIMÁTICOS E SUA INFLUÊNCIA NA OBTENÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA VEGETAL.
INTRODUÇÃO

Inicialmente, precisamos entender que a Agricultura é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal, produção de matérias-primas e ornamentação. A agricultura é uma atividadeprodutiva de grande importância para o homem, pois é a partir dela que temos o nosso sustento. Existem três fatores ligados à produção agrícola: o físico, como o solo e o clima; o fator humano, que corresponde à mão de obra em seu desenvolvimento; e o fator econômico, que se refere ao valor da terra e o nível de tecnologias aplicadas na produção.
Dentre os fatores naturais, sem dúvida, o clima é o queexerce maior influência no desenvolvimento da agricultura. Caso a chuva atrase, por exemplo, a lavoura fica comprometida; se chover excessivamente, a mesma também será prejudicada. 

COMO O CLIMA EXERCE SUA INFLUÊNCIA
O clima influencia o tipo de agricultura e de pecuária na medida em que algumas plantas desenvolvem-se mais rapidamente em certas temperaturas e com uma determinada quantidade deágua (chuva), o mesmo ocorre com a pecuária, além disso, o clima determina a vegetação existente e as possíveis pragas de uma determinada região.
Atualmente com as novas técnicas, o clima tornou-se menos influente, porém ainda é relevante na escolha da cultura ou do animal a ser criado.

1) INFLUÊNCIA DO CLIMA NA AGRICULTURA

1.1) Radiação Solar
É de vital importância, pois é essa energiaque vai acionar o sistema agrícola, como qualquer outro ecossistema, determinando as características térmicas do ambiente, principalmente as temperaturas do ar e do solo, a duração do dia ou fotoperíodo; a fotossíntese (processo básico de produção de alimentos na natureza), e o fotoperiodismo, resposta dos vegetais à luminosidade.
Na fotossíntese os raios visíveis são os mais eficientes, apesarde que os raios ultravioletas influenciam na germinação, na energia e a qualidade das sementes.
Algumas plantas são indiferentes à duração do dia, enquanto outras são muito sensíveis. Os cultivos podem ser classificados de cultivos de dias curto ou longos, dependendo do período em que alcançam seu crescimento ótimo durante ou seu tempo de maturação.
Durante o período dos dias curtos (10 horas deradiação solar são denominadas cultivos de dias curtos), temos as culturas do feijão, milho, algodão, pepino e tomate. E nos dias longos (aproximadamente 14 horas de radiação solar), temos o favorecimento dos cultivos da aveia, do trigo e do centeio.
Portanto, as plantas tropicais são geralmente do tipo de dia curto, enquanto as plantas que se originam nas latitudes médias são do tipo do dialongo. Assim como os efeitos podem ser retardados caso uma dessas plantas forem cultivadas em climas que não as ofereçam boa adaptação.

1.2-Temperatura

A temperatura do ar e do solo afeta todos os do processo de crescimento das plantas. Assim como todas tem um limite térmico mínimo, ótimos e máximos para cada um dos estágios de crescimento. Os cultivos tropicais exigem altas temperaturas o anotodo como o café, banana e cana-de-açúcar, que são sensíveis à geadas. Por outro lado, o centeio tem necessidade de baixa temperatura e pode até suportar as temperaturas de congelamento, durante um longo tempo hibernal de dormência. Temperaturas de 6ºC podem ser letais para a maioria das plantas. O resfriamento prolongado das plantas, com temperaturas acima do ponto de congelamento, retarda ocrescimento vegetal e pode até matar as plantas adaptadas somente a condições quentes. Apesar de que o resfriamento não possa matar diretamente as células vegetais, ele reduz o fluxo de água das raízes e então interfere na transpiração e na nutrição do vegetal. Quando a temperatura está abaixo do ponto de congelamento, a matéria viva das células pode congelar e pode acontecer a desidratação da...
tracking img