Curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD


Município: São Roque
Estado: SP
Turma: 596
Pólo: Ped - Eduardo Vilas Boas - São Roque/SP
Tutor (a): Madalena Amorim Arone
Semestre/Ano: 6°/2010


CURRÍCULO



Artigo apresentado na Disciplinade Estágio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura – EAD, da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão de Curso.




EVELISE MADASCHI SOARES
GISLEINE LOPES



São Roque
2010


RESUMO
Esclarecer os conceitos acerca do currículo e dos termos utilizados na sua elaboração,
através de pesquisas, com o objetivo de destacar suaimportância na orientação e planejamento de projetos para pratica docente, respeitando o meio social e sua clientela, podendo assim atingir as exigências mínimas estabelecidas.

Palavras-chave:
Multidisciplinaridade. Pluridisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Contextualização.

INTRODUÇÃO


Currículo



A palavra currículo deriva do Latim currículum (originada do verbocurrere, que significa correr) e refere-se ao curso à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p.54).
Na educação currículo corresponde aos valores do processo social expresso no trabalho pedagógico presente na escola.

“O currículo constitui significativo instrumento utilizado pordiferentes sociedades tanto para desenvolver os processos de conservação, transformação e renovação dos conhecimentos historicamente acumulados como para socializar as crianças e os jovens segundo como valores tidos como desejáveis”.
(MOREIRA, 1997, p. 11).

Ocurrículo está diretamente ligado ao momento histórico de uma determinada sociedade, tendo como objetivo relacionar os conhecimentos, para uma construção social.
Não é apenas um texto que se arquiva, faz parte da visão de um grupo, uma seleção feita por alguém que leva em consideração os compromissos culturais, políticos e econômicos que organizam um povo, ou país.“O currículo aparece assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliativos, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações”.(SACRISTÁN, 2000, p.11).

O currículo está entre o planejamento e a ação é uma declaração dos princípios gerais e prescreve o que na maioria das vezes acontece nas salas de aula.
A elaboração do currículo deve corresponder às exigências estabelecidas pela LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Desta forma o conteúdo está ligado aos aspectos da cidadania. Aescola deve atender de acordo com as necessidades dos alunos, considerando características culturais e econômicas da comunidade, trabalhando através de projetos e atividades, utilizando como base o currículo.
Através do currículo se constroem o projeto pedagógico de cada instituição de ensino, atendendo a legislação educacional, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Currículo formal,currículo em ação e currículo oculto.

Currículo formal concretiza-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em Projetos Políticos Pedagógicos ou propostas curriculares em nível regional ou local.
Currículo em ação é o contexto de concretização do currículo desde de sua prescrição até a efetivação nas salas de aula.
Currículo oculto é a mensagem transmitida ao aluno em sala de aula e no...
tracking img