Apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE AGRAGADOS
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar os principais tipos de agregados utilizados em revestimentos asfálticos. Veremos também como são realizados os ensaios de caracterização dos agregados.
E que os mesmos são classificados como: Naturais, Processados, Sintéticos ou artificiais e Revestimento fresado.
A norma ABNT NBR 9935/2005, que determina aterminologia dos agregados, o termo agregado é definido como material sem forma ou volume definido, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para produção de argamassas e de concreto.
O agregado escolhido para uma determinada utilização deve apresentar propriedades de modo a suportar tensões impostas na superfície do pavimento e também em seu interior. O desempenho das partículas deagregado é dependente da maneira como são produzidas, mantidas unidas e das condições sob as quais vão atuar. A escolha é feita em laboratório onde uma série de ensaios é utilizada para a predição do seu comportamento posterior quando em serviço.
Todos os conceitos e informações apresentados neste trabalho, tem como foco principal conhecer e selecionar as principais propriedades que o agregado deveconter, para ser utilizado nos revestimentos asfálticos.
1. CONCEITO
A variedade de agregados passíveis de utilização em revestimentos asfálticos é muito grande. Contudo, cada utilização em particular requer agregados com características específicas e isso inviabiliza muitas fontes potenciais.
Agregados correspondem à aproximadamente 77% de volume e 94% de seu peso na composição das misturasasfálticas. Quanto à sua origem, os agregados podem ser:

1. Naturais (seixo rolado, areia de rio, areia de campo, etc.);
2. Processados (britagem de rocha ou seixo rolado);
3. Sintéticos ou artificiais (escória de alto forno e argila expandida);
4. Revestimento fresado (reaproveitamento de materiais de revestimentos destruídos ou recuperados); tem se tornado uma fonte importante deagregado, contribuindo para minimizar o prejuízo ambiental que é causado por este tipo de resíduo.
2. CLASSIFICAÇÃO DOS AGREGADOS
Classificados quanto ao tamanho de suas partículas da seguinte forma:
1. Agregado graúdo: aquele que passa na peneira com abertura de 2” (50,8 mm) e fica retido na peneira Nº 10 (2,0 mm);
2. Agregado miúdo: material que passa na peneira Nº 10 (2,0 mm) e ficaretido na peneira Nº 200 (0,075 mm); e
3. Agregado de enchimento ou material de enchimento (fíler): material que passa pelo menos 65% na peneira Nº 200 (0,075 mm).
Exemplos de fíleres são: Cal extinta, cimento Portland, pó de chaminé. Costuma-se chamar de fino o agregado miúdo juntamente com o fíler, isto é, o material que passa na peneira Nº 10 (2,0 mm).
3. MATERIAL DE ENCHIMENTO (FILER):Material de enchimento existe para preencher micros vãos que existem nas misturas asfálticas.
Como não é seu escopo receber qualquer carga e seu volume é mínimo, não há nenhum tipo de ensaio de caracterização deste material. Porém a DNER-EM 367/97 especifica condições gerais e técnicas para caracterização e aceitação de um material para enchimento.

3.1. Condições Gerais
Segundo a DNER-EM 367/97:a) Deverá ser homogêneo, seco e livre de grumos provenientes de agregações das partículas finas.
b) O material de enchimento poderá ser cimento Portland, pó calcário, cal hidratada, pó de pedra, cinza volante ou outro material mineral conveniente preparado para apresentar as características especificadas nesta Norma.
c) A massa específica “real e aparente” do filer devem ser determinadas deacordo com os métodos DNER-ME 085/94 e DNER-ME 084/98
d) O material deverá vir acondicionado em sacos vedados, protegidos da umidade. Deve ser identificado com etiqueta, contendo:
d.1) tipo de material;
d.2) peso;
d.3) fabricante.
e) A unidade de compra é o quilograma.
3.2. Condições Específicas
O material de enchimento deverá possuir granulometria de acordo com a tabela a seguir:
Abertura...
tracking img