Apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 79 (19550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






MAIKON BATISTA DE ANDRADE






















POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS (RH) APLICADAS À CONSTRUÇÃO CIVIL



























PORTO VELHO/RO
2012
MAIKON BATISTA DE ANDRADE












POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS (RH) APLICADAS À CONSTRUÇÃO CIVIL








Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado à Faculdade de Rondônia – FARO, para obtenção de do grau de Bacharel em Engenharia Civil, aprovado em ______/_______/2012, com a nota ________, pela Banca Examinadora constituída pelos seguintes professores:






____________________________________
Orientador: Prof.





________________________________
1º Avaliador (a)



________________________________
2ºAvaliador (a)







PORTO VELHO/RO
2012














































DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a Deus por te me dado sabedoria, força de vontade e determinação, aos meus pais e meus avós.AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, em especial, por ter me dado sabedoria e forças para persistir e concluir minha pesquisa.
Agradeço aos meus pais que me apoiaram e me proporcionaram condições para realizar minha pesquisa com conforto e segurança.
Aos Professores, que durante o curso tiveram o máximo deempenho em transmitir seus conhecimentos profissionais.
Aos meus amigos Anthony Rick, Indaiá Enaê, Isadora Zacarini, Laís Badra, Maicon Diego e Naiane Correia, que foram fundamentais para concluir mais essa etapa da minha vida, e me fizeram ver a importância das palavras amizade e companheirismo.
Agradeço também ao meu orientador, Prof. Gilson Moraes pelaorientação nesta etapa final de conclusão de curso.












































EPÍGRAFE
O que não dá prazer não dá proveito. Em resumo, senhor, estude apenas o que lhe agrade!
“William Shakespeare”



RESUMOCom a evolução tecnológica e a globalização o mercado imobiliário se expandiu e desenvolveu, tornando consequentemente o setor da construção civil altamente competitivo. Diante desse contexto, a produção e menor tempo e a confiabilidade dos serviços já não bastavam para as construtoras se destacar no mercado. Para isso algumas construtoras pioneiras iniciaram uma tentativa de importar os novosconceitos administrativos para suas empresas, que era o investimento no maior diferencial competitivo que uma organização poderia, o capital humano. Afinal a produtividade, a qualidade dos serviços, a inovação, redução de custos entre outros fatores, estão intimamente ligados ao colaboradores. Com isso, algumas construtoras reformularam seu departamento de RH (DPRH), onde esse deixou de ser umdepartamento restrito a escritório e passou a trabalhar no canteiro de obra, observando o trabalho dos colaboradores e suas necessidades. O RH passou a ser estratégico, no qual aliava os objetivos da alta direção com os anseios dos colaboradores, ou seja, o RH tinha a missão estratégica de levar os colaboradores de atingirem os objetivos almejados pela organização, mediante a técnicas e métodos quefornecessem condições e qualidade de vida no trabalho dos colaboradores, para que esses estivessem constantemente motivados para trabalhar em prol da construtora. O estudo analisará as 6 políticas de RH (agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas) e quais os métodos mais utilizados por cada política e quais os benefícios de cada um. Será demonstrado também uma...
tracking img