Paisagem urbana: a insercao das construcoes sustentaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAISAGEM URBANA: A INSERCAO DAS CONSTRUCOES SUSTENTAVEIS
Resumo. Concretizada fisicamente pelas relações do ser humano com a natureza, a paisagem é o resultado das informações observadas no ambiente em que está inserida e das emoções sentidas nesta percepção. Ao mesmo tempo em que residentes interagem com essa paisagem, elas acabam por se tornar um forte atrativo de desenvolvimento, notadamentequando vistas na área urbana. Por meio de uma reflexão teórica, este artigo objetiva elucidar a contribuição provocada pela inserção das construções sustentáveis no processo de planejamento e gestão do espaço urbano. Expõem-se, portanto, alguns fundamentos de base bibliográfica margeados por ações práticas para demonstrar a viabilidade da proposta, bem como os benefícios para o desenvolvimentosustentável das cidades.
Palavras-chave: Paisagem urbana. Construções sustentáveis. Desenvolvimento sustentável.
1. INTRODUÇÃO
Com base nos estudos de Yazigi (2003), a construção de uma cidade gera a “construção” de uma paisagem. A paisagem e forte associada da passagem do tempo sobre um determinado espaço, refletindo a percepção das formas e dos momentos do mundo. Essa visão nos conduz amúltiplos processamentos de informações sentidas no meio ambiente, onde o arranjo espacial das formas e tão importante quanto o processo cultural que lhe e apropriado. A profusão dos desenhos arquitetônicos que geram uma cidade revelam a sua historia, a cultura de seu povo, as formas empreendidas e muitas outras características que interessam tanto ao planejador quanto ao visitante. Dentre as tipologiasde paisagens existentes, a administração publica se utiliza da paisagem edificada, para despertar motivações que levam pessoas a conhecer determinada destinação e a partir daí atrair investimentos e investidores. Relacionando, Yazigi (2002) destaca que a paisagem urbana interessa primeiramente a seus próprios habitantes, e são a relação de estima deles com ela e que despertara o interesse detranseuntes, turistas e empreendedores. Face aos modelos convencionais da boa forma urbana, o caráter atípico dos novos tecidos, o desenho fragmentado e difuso das novas paisagens urbanas, as rupturas de escala, os efeitos de centrifugação e de (re)polarização, e da nova escala dos territórios urbanizados entre outros temas, produzem um vasto campo de indagação sobre o que realmente interessa para areflexão e para a reformulação das políticas urbanas vigentes (DOMINGUES, 2006).
Por causa do crescente desenvolvimento urbano e o conseqüente aumento numérico substancial das edificações e demais obras de engenharia, a consciência quanto à finitude dos recursos ambientais e de sua degradação tem despertado preocupações consideráveis. Neste contexto, dos vários aspectos que envolvem o desenho dapaisagem urbana, e que tentamos trazer para a ponta do debate os aspectos referentes à inserção das construções verdes, como base solida das estratégias aplicadas na busca da sustentabilidade urbana.
2. A PAISAGEM URBANA COMO RECURSO DE DESENVOLVIMENTO
“A paisagem e a representação da condição humana e da mudança de tempo no espaço, nela ficam registrados os processos da natureza e alteraçõeshumanas, cujo ambiente vai se alterando na medida em que esses processos e ações deixam suas marcas” (DE OLIVEIRA; ANJOS; LAMARE LEITE, 2008).
Segundo De Oliveira (1999), a paisagem e resultado de processos naturais e das ações antropicas, configurada na escala da percepção humana. No bojo da interpretação e possível afirmar que os elementos gerados pelas ações humanas vinculadas aos processosnaturais existentes em determinado espaço urbano, no decorrer do tempo, proporcionam o desenho da paisagem urbana. As reflexões de Gordon Cullen (1971, p. 10) remetem ao significado da paisagem urbana e sua representatividade: Uma cidade é, antes de mais nada, uma ocorrência emocionante no meio ambiente. Senão, atente-se na pesquisa e nos esforços despendidos para a tornarem uma realidade,...
tracking img