Apostila volume 1 de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alimentação-BASQUETE

O grupo analisou formas de uma alimentação mais saudável.

É importante manter uma boa base alimentícia para obter melhor funcionamento do organismo e evitar intercorrências clínicas.


- Métodos para um melhor preparo diante uma competição visando a alimentação dos atletas. (Jogadores de Basquete)

Os princípios base para uma correta alimentação do desportista nobasquete assentam por um lado, na satisfação diária das necessidades energéticas e plásticas, através de um adequado fornecimento em calorias (energia) de hidratos de carbono, gorduras, proteínas, água, minerais e vitaminas.Deverá ser analisado e calculado em função das necessidades energéticas; o metabolismo basal, o trabalho muscular, a regulação térmica, o crescimento (infância e adolescência) ea ação dinâmica específica dos alimentos (energia gasta com a digestão e absorção dos próprios alimentos). Deverá ser constituída por 55% de hidratos de carbono (arroz, massa, pão, batata, açúcar, bolos, etc.), 30% de gorduras (relação gordura vegetal / gordura animal) e 15 % de proteínas (relação proteínas animais / vegetais). Uma boa hidratação é fundamental no desportista não só porque orendimento de um atleta diminui com o aumento da desidratação mais também porque certas lesões desportivas (roturas musculares e tendinosas) são mais frequentes quando há desidratação. A quantidade de água a administrar diariamente varia em função do trabalho muscular, temperatura, altitude e umidade ambiente, devendo no mínimo ser fornecido 1 ml por cada caloria da ração alimentar (no mínimo 3 litros/ dia : 1,5 litros como bebida e 1,5 litros incorporados nos alimentos). O ideal será que o atleta nunca sinta sede, para o que será necessário ir administrando pequenas quantidades de água, quer na fase pré-competitiva, quer durante a competição. As necessidades em vitaminas e minerais estão aumentadas no desportista, especialmente no que se refere às vitaminas B1, B6, B12, e C, também chamadasvitaminas tónico-desportivas ou vitaminas do desportista.


- Para uma saúde alimentícia, o que deve ser feito?

* Observar adicionando variadas porções ricas nos diversos tipos de carboidratos em seu prato. 
* Não exagerar em doces, apesar de ser energia ativa, caso seja ingerido em grande quantidade teremos facilitação a um marasmo. (Marasmo é um tipo de desnutrição proteico-calórica). 
*Não se deve exagerar em gorduras, apesar de ser energia guardada, ela tira o equilíbrio. 
* É importante evitar frituras e quando fritar o alimento utilizar pouca ou nenhuma gordura. (Existem alimentos que podem ser ''fritos'' usando apenas um pouco de água).
* Retirar toda gordura visível das carnes e dar sempre preferência a carnes mais magras.
* Alimentar-se até sentir-se satisfeito e nãocomer mais do que isso. Não existe exagero que não seja prejudicial à Saúde.
* Sempre consumir uma fruta cítrica por dia.
* Troque o refrigerante por suco de fruta, alguns sucos naturais apresentam até mais calorias do que um refrigerante, porém têm a vantagem de fornecer vitaminas e minerais essenciais para o organismo.
* Lavar muito bem os vegetais, principalmente aqueles que serão consumidoscom casca.
* Beber bastante líquido durante todo o dia.

JUDÔ

Os atletas têm, em geral, necessidades nutricionais diferentes das outras pessoas. Tais necessidades podem variar de acordo com a modalidade, com o regime ou fase de treinamento e com o calendário de competições. 

No judô, assim como em outras modalidades de combate, as competições são divididas em categorias de peso, com oobjetivo de equilibrar as disputas. Todavia, é muito comum que atletas reduzam significativa quantidade de peso poucos dias antes das competições para lutar em uma categoria mais leve 1 . Os métodos geralmente utilizados para diminuir o peso são: restrição alimentar e hídrica severas, uso de agasalhos durante o treino, aumento do volume do treinamento e até ingestão de diuréticos e laxantes ou...
tracking img