Apostila PortodeSantos Anhanguera

4757 palavras 20 páginas
PANORAMA GERAL
AULA TÉCNICA
PORTO DE SANTOS-SP
Cursos: Administração/Finanças

Prof. João Barreto / Profa. Lucélia Olegário
Faculdade Anhanguera

Comércio Exterior
Apostila Visita Técnica Porto de Santos

I.

CONCEITOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
1

Importação e Exportação
Para se caracterizar o comércio exterior, é necessário ter uma atividade

comercial entre países. A importação é o ato de adquirir de outros países bens diversos e serviços. Nesse cenário podem ser considerados produtos diversos e até mão de obra.
Para a exportação, o caminho é inversamente proporcional. É disponibilizado aos países bens e serviços diversos. Da mesma forma da importação, o comércio pode ser de produtos, consultoria, turismo dentre outros.
Uma das formas de se fazer esse comércio é pela venda direta ou indireta:
a)

Venda direta é aquela em que o fabricante negocia diretamente com o

comprador; e
b)

Venda indireta é aquela em que há um ou vários intermediários que

compõem a negociação entre fabricante e comprador.
Nessa atividade de venda indireta, destaca-se a participação das tradings companies. As tradings são empresas que conhecem o mercado internacional e intermediam a compra e venda de mercadoria e serviço. Para isso, participam do contrato, negociam preço e prazo, dentre outras atividades.

II.

COMÉRCIO EXTERIOR e SUA RELEVÂNCIA
1

Importância
Não há no mundo uma nação que viva apenas de seus recursos, sejam

eles produtos ou serviços. O que existe são países com larga disponibilidade de produtos específicos, mas com escassa ou nenhuma disponibilidade de outros. A
Venezuela é um exemplo claro desse cenário. Embora rica em petróleo (95% de sua exportação está relacionada com petróleo e seus derivados), importa diversos produtos, principalmente alimentos como carne, frango, açúcar etc.
Outros fatores podem ser relevantes para que se efetive o comércio exterior entre os países. Aspectos relacionados aos interesses políticos, aos produtos estrangeiros para melhorar a qualidade do

Relacionados