Apostila meios de transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Colégio Estadual Barão de Juparanã
3ª Série do Ensino Médio - Geografia

Meios de transporte

1. Globalização e transportes

A evolução dos meios de transporte foi um dos eventos que possibilitaram ao ser humano ocupar todo o planeta, explorar os recursos da natureza no mais diferentes lugares, ampliar o comércio e impulsionar outras atividades econômicas.
O desenvolvimentoda navegação marítima está diretamente relacionado com a consolidação do capitalismo comercial e a ampliação do horizonte geográfico europeu, a partir do final do século XV.
A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX, ocorreu ajustada a uma efetiva modernização dos meios de transporte, com o desenvolvimento da navegação e da ferrovia a vapor. O transporte rodoviário traçaria novasrotas no decorrer do século XX, possibilitando maior alcance da carga transportada. Aquele também seria o século do avião, que se transformou no principal meio de transporte transcontinental de passageiros e de cargas leves.
Na fase atual de globalização não foi diferente. O avanço dos transportes e das telecomunicações intensificou a circulação de mercadorias, serviços e capitais, atendeu àdemanda das grandes empresas por mais agilidade nos processo que envolvem comunicação e negócios a longa distância e atingiu a sociedade mundial em todas as suas dimensões (econômica, social, cultural e política).

2. Redes de transportes

A infraestrutura de comunicação e de transporte num território organiza-se na forma de redes. As redes de transporte baseiam-se nos sistemas dedeslocamento de mercadorias e passageiro, sendo formadas pelas vias de navegação marítima e fluvial, ferrovias, rodovias e aerovias, além da rede de dutos.

1. A importância dos transportes na economia moderna

O desenvolvimento dos meios de transporte visa a três fatores essenciais: a segurança, a velocidade e a capacidade de deslocamento de carga ou passageiros. A economia globalizada ampliouo volume dos deslocamentos, tanto em escala nacional como internacional. O desenvolvimento da tecnologia de transportes mudou a natureza do intercâmbio comercial nos últimos 60 anos e abriu possibilidades à comercialização de todos os tipos de mercadoria.
A globalização econômica estimula os fluxos internacionais de mercadorias, em razão da maior abertura comercial verificada em muitospaíses. No entanto, também nesse setor observam-se diferenças entre os países. As principais rotas comerciais mundiais concentram-se no hemisfério Norte, onde estão os países de maior dinamismo econômico e os principais portos e aeroportos, por onde entram e saem os grandes fluxos de mercadorias e passageiros.
[pic]
No Brasil, a logística do circuito que liga as áreas de produção ao mercadointerno e à exportação foi moldada a partir dos chamados corredores de exportação: eixos do território que articulam os meios de transporte e o sistema de armazenamento. Em geral, a infraestrutura de armazenamento é destinada a produtos cuja estocagem é feita em grandes volumes, como os agrominerais. O ponto de chegada desse sistema de escoamento são principalmente os terminais portuários espalhadospelo litoral brasileiro, de onde os fluxos de mercadorias são direcionados aos mercados interno ou externo.
O sistema logístico dos corredores de exportação está orientado para os portos das regiões Sul e Sudeste e ainda pouco articulado a outras áreas de importância econômica mais recentes e afastadas do Atlântico, como por exemplo, aquelas situadas nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.3. O sistema de transporte no Brasil

O setor de transporte do Brasil apresenta diversos problemas. Isso pode ser explicado pela grande extensão do território e pelas políticas governamentais adotadas no decorrer do século XX, que não levaram em consideração a necessidade de se diversificar as modalidades de transportes no país. No Brasil, seja por pressão de grupos econômicos...
tracking img