Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BC.05: Compartimentos celulares

BIOLOGIA

ATIVIDADES
1.

A célula apresenta membrana plasmática que a delimita do meio exterior. Embora essa membrana não seja visível à microscopia ótica, sabe-se que a sua estrutura é complexa. A figura a seguir representa o padrão básico de organização dessa membrana. A célula foi colocada em solução hipertônica apenas em: a) b) c) I. II. III. d) e) I eII. II e III.

a) Cite a natureza química dos componentes indicados pelos números: I. __________________________ II. __________________________ III. __________________________ b) Cite uma função fisiológica desempenhada pela membrana plasmática que não tenha gasto de energia:

4.

Observe o desenho a seguir, referente ao esquema ultra-estrutural da membrana celular. A natureza química doscomponentes 1, 2 e 3, respectivamente, é:

c) O glicocálix está indicado pelo número:

2.

(UFMG) Todas as células possuem uma membrana plasmática ou plasmalema que separa o conteúdo protoplasmático (meio intracelular) do meio ambiente. A existência e integridade da membrana é importante porque ela: a) regula as trocas entre a célula e o meio, só permitindo a passagem de moléculas de fora paradentro da célula e impedindo a passagem em sentido inverso. b) possibilita à célula manter a composição intracelular diversa da do meio ambiente. c) impede a penetração de substâncias existentes em excesso no meio ambiente. d) exige sempre consumo energético para a captação de alimentos do meio externo. e) impede a saída de água do citoplasma.

a) b) c) d) e)

lípides; proteínas; proteínas.proteínas; lípides; proteínas. proteínas; proteínas; lípides. lípides; lípides; proteínas. proteínas; lípides; lípides.

5.

(UECE) Uma célula ao ser mergulhada em uma solução, apresenta uma variação de concentração de solutos em função do tempo, de acordo com o gráfico a seguir:

3.

(FCMSC) Os seguintes esquemas representam hemácias colocadas em soluções de diferentes concentrações. 48APOSTILA 2

SISTEMA LOSANGO DE ENSINO

BC.05: Compartimentos celulares

BIOLOGIA

c)

d)

e)

diplóides. Serem constituídos por duas unidades perpendiculares, cada uma delas compostas de 27 microtúbulos dispostos em 9 feixes de 3 microtúbulos paralelos. Estarem localizados na área mais periférica da célula, apresentando-se sempre presos ao folheto interno da membrana plasmática.Apresentarem a mesma composição química da membrana plasmática.

De acordo com o gráfico, podemos afirmar que a célula sofreu: a) desplasmólise b) plasmoptise c) d) plasmólise hemólise

8. 6.

(CESGRANRIO) O esquema a seguir representa a + + passagem de íons Na (sódio) e K (potássio) através da membrana plasmática.

O esquema a seguir baseia-se em micrografia eletrônica. Analise-o e respondaàs seguintes questões:

Em relação ao processo esquematizado, podemos afirmar que:
a) b) c)

d)

e)

por transporte ativo os íons Na entram na célula objetivando atingir a isotonia. + por difusão os íons K entram na célula contra um gradiente de concentração. + a entrada de íons K por transporte ativo é + compensada pela saída de Na pelo mesmo processo. + a saída de íons Na por transportepassivo serve para contrabalançar a entrada dos mesmos íons por transporte ativo. para entrada e saída desses íons da célula não são consumidas moléculas de ATP.

+

a) b) c)

A célula representada é animal ou vegetal? Quais as estruturas apontadas no desenho que justificam a resposta anterior? Cite as principais funções das estruturas indicadas pelas setas 1, 5, 6 e 8.

7.

(CESGRANRIO)Os centríolos se caracterizam por:
a) b)

serem observados somente durante a divisão celular. Estarem presentes apenas nas células 49

9.

(VUNESP) Dos pares de organelas relacionados a suir, aparecem exclusivamente em células vegetais:
a)

membrana plásmica e parede celular.
SISTEMA LOSANGO DE ENSINO

APOSTILA 2

BC.05: Compartimentos celulares

BIOLOGIA

b) c) d) e)...
tracking img