Apostila jato d'agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A UA U L A L A

61

61

Corte com jato de água
V

ocê certamente já ouviu o ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Então, furar pedra usando água você já sabe que dá, não é mesmo? Basta um pouco de persistência. Mas... e acrílico, alumínio, vidro? E chapas de aço doce de 100 mm de espessura? Agora você não está mais tão confiante. Mas, acredite. Também é possível.Embora seja ainda um processo bastante raro na indústria, já existem máquinas que cortam todos esses materiais, e muitos outros mais, usando jato de água a pressões elevadíssimas. A água, combinada com a areia, já era usada pelos egípcios, na Antiguidade, em atividades de mineração e limpeza. Foi também utilizada nas minas de ouro da Califórnia, no século passado, para cortar rochas impregnadas deouro. No nosso século, jatos de areia em conjunto com vapor de água a alta pressão têm sido freqüentemente empregados para limpeza e remoção de tintas. Mas o uso industrial moderno da tecnologia do jato de água é relativamente recente. Data do final dos anos 60 a concessão da primeira patente de um sistema de corte que utilizava água a uma pressão muito alta. De lá para cá, muita água já correu.Mesmo assim, no dizer dos especialistas, estamos apenas começando a formar uma idéia do potencial do corte com jatode água. Nesta aula você terá a oportunidade de conhecer as características básicas desta nova e competitiva tecnologia de corte. Vai aprender como funciona o sistema de corte por jato de água pura e o sistema com abrasivo. Poderá analisar as vantagens e as desvantagens desse processo decorte e saberá quais são as exigências de corte por segurança, para a proteção do trabalhador que opera sistemas manuais de corte por jato de água.

Nossa aula
Psi: forma abreviada de pound square inch, que quer dizer libra por polegada quadrada.

Primeiras aplicações
Em 1970, o corte por jato de água sob pressão foi desenvolvido para cortar materiais metálicos e não-metálicos. A água tinhade ser levada a uma pressão variando de 30.000 a 50.000 psi psi.

O primeiro equipamento comercial de corte por jato de água foi vendido em 1971, para cortar peças para móveis de madeira laminada, material difícil de ser processado pelas serras. Em 1983, o processo para cortar metais foi modificado, com a adição de abrasivos, entre os quais se destacam as partículas de sílica e de granadagranada. Desde a sua comercialização, no início dos anos 80, o jato de água com abrasivo vem sendo aceito como ferramenta de corte por um número cada vez maior de indústrias, incluindo as aeroespaciais, nucleares, fundições, automobilísticas, de pedras ornamentais, de vidros e de construção.

A U L A

61
Granada: mineral homogêneo, sem adição de produtos químicos em sua formulação, composto pordiversos óxidos.

corte de chapa com jato de água

Como funciona o jato de água
O processo funciona basicamente da seguinte maneira: · Tratamento da água: A água precisa ser filtrada, para ficar livre de impurezas que poderiam ocasionar entupimento dos bicos de corte. Essas impurezas podem afetar o desempenho e a manutenção do sistema de alta pressão. Elevação da pressão da água: Bombasbastante poderosas elevam a pressão da água a aproximadamente 4.000 bar ou seja, cerca de 4.000 vezes bar, a pressão atmosférica ao nível do mar. A água pressurizada é armazenada num acumulador, que regulariza o fluxo de saída do fluido. Depois é levada por tubulações até um bocal feito de safira, que é um material com elevada resistência ao desgaste. Agregação de material abrasivo: Acoplado ao bocal,existe um reservatório contendo material abrasivo em pó. Assim, a água, ao passar pelo bocal, arrasta o material abrasivo, o que faz o jato, agora formado por uma mistura de água e abrasivo, ter uma potência de corte maior. Corte do material: O jato com alta pressão é expelido pelo bocal em direção ao material. O corte ocorre quando a força do jato supera a resistência à compressão do material....
tracking img