ORIFÍCIOS, BOCAIS, TUBOS CURTOS E VERTEDORES

2749 palavras 11 páginas
ORIFÍCIOS, BOCAIS, TUBOS CURTOS E VERTEDORES
Orifícios
São aberturas de perímetro fechado e forma geométrica definida, feitas abaixo da superfície livre da água. Orifícios são perfurações, geralmente de forma geométrica definida, feitas abaixo da superfície livre do líquido em paredes de reservatórios, tanques, canais ou canalizações. As coberturas feitas até a superfície do liquido constituem vertedores. O orifícios podem ser classificados quanto à forma, em circulares, retangulares entre outros. Quanto às suas dimensões relativas, em pequenos e grandes. São considerados pequenos os orifícios cujas dimensões são muito menores que a profundidade em que se encontram: dimensão vertical igual ou inferior a um terço da profundidade. Para os orifícios pequenos de área inferior a 1/10 da superfície do recipiente, pode se desprezar a velocidade v1 do liquido. Já quanto à natureza da parede, podem ser classificados em orifícios em parede delgada e orifícios em parede espessa. A parede é considerada delgada quando o jato liquido apenas toca a perfuração em na linha que constitui o perímetro do orifício. Numa parede espessa, verifica-se a aderência do jato. A principal finalidade dos orifícios é medir a vazão, isto é, obter o volume do líquido que escoa na unidade de tempo (Q=Volume/tempo). O orifício é o mais rudimentar de todos os aparelhos primitivos para a medição da vazão.
CLASSIFICAÇÃO
Existem várias classificações para os orifícios de acordo com suas características; apresentam-se aqui as mais relevantes:

Quanto à forma
a) Circulares (os mais utilizados devido à forma das tubulações).
b) Retangulares, triangulares etc.
Quanto à sua dimensão relativa

QUANTO À SUA DIMENSÃO RELATIVA
a)Pequenos: São aqueles cujas dimensões são muito menores do que a profundidade em que se encontram (dimensão vertical igual ou inferior a um terço da profundidade).
b) Grandes: São

Relacionados