Apostila dhc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Profª Lucilene Aparecida Ramos








[pic]





Desenvolvimento de Habilidades e Competências














Fevereiro/2012


Conteúdo

1. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: 2

2. INTRODUÇÃO 2

1. TREINAMENTO: UMA BREVE CONCEITUAÇÃO 2

2. LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO 2

1. Dia 2

2. Gnose 2

3. PROGRAMAÇÃO DE TREINAMENTO 2

4.EXECUÇÃO DO TREINAMENTO 2

5. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO TREINAMENTO 2

6. SERÁ QUE A SOLUÇÃO É INVESTIR EM TREINAMENTO? 2

7. GESTÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 2

8. FALSAS CONCEPÇÕES DE T&D 2

9. INDICADORES DE FALÊNCIA DE T&D 2

10. O MARKETING DO TREINAMENTO 2

REFERÊNCIAS 2

Anexo 1: O treinamento foi ótimo, mas não consigo aplicar! 2

Anexo 2: TREINAMENTO E (É)TRABALHO? 2

Anexo 3: Entre gafanhotos e formiguinhas... 2

Anexo 4: Os 10 maiores erros na dinâmica de grupo 2

Anexo 5: Teste sua habilidade para treinar pessoas. 2

Anexo 6: EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 2






APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:





Nessa disciplina você irá aprender quais os conceitos de treinamento e desenvolvimento de pessoal; oque é o ciclo do treinamento; como é feito o levantamento das necessidades de treinamento; qual a importância da programação do treinamento; como planejar e implantar os programas de treinamento. E ainda, aprenderá sobre as tecnologias de treinamento e desenvolvimento (presenciais e à distância). Participará de dinâmicas e entenderá seus conceitos e aplicações, além de outras técnicas detreinamento.
Aprenderá sobre o que é a educação corporativa. Conhecerá empresas que possuem Universidades Corporativas e será capaz de elaborar um plano de treinamento e calcular o retorno sobre esse investimento.




INTRODUÇÃO





O aumento da competitividade aliado ao contínuo e assustador avanço da tecnologia, faz com que as empresas passem a se preocupar com o freqüenteaperfeiçoamento de seus funcionários.
Sendo assim, as empresas deverão se tornar verdadeiros "educandários", onde o gerente seja o educador, e os seus funcionários serão os educandos. Trazendo a tona o verdadeiro sentindo da educação, que é de desenvolver a capacidade física, intelectual, e moral do ser humano, levando este a se integrar e interagir com o meio que o cerca, podendo refletircriticamente sobre as mudanças ocorridas a sua volta e dessa reflexão tomar uma decisão e rumo a seguir.
Logicamente esta postura não será alcançada de uma hora para outra nas organizações, cabe aos profissionais de Recursos Humanos fazer desse princípio uma realidade imprescindível para o sucesso das empresas.






TREINAMENTO: UMA BREVE CONCEITUAÇÃO





[pic]Segundo CHIAVENATO (1994, p.126), treinar é o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem, é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensina-las a mudar de atitudes. Treinar no sentido mais profundo é ensinar a pensar, a criar e a aprender a aprender.
O treinamento deveincentivar ao funcionário a se auto-desenvolver, a buscar o seu próprio meio de reciclagem. O profissional de recursos humanos por sua vez, deverá conscientizar os funcionários da importância do auto-desenvolvimento e da busca constante do aprendizado contínuo.
Para CHIAVENATO (1994), a missão do treinamento pode ser descrita como uma atividade que visa: ambientar os novos funcionários; fornecer aosmesmos novos conhecimentos; desenvolver comportamentos necessários para o bom andamento do trabalho e, atualmente vem tendo a sua maior missão que é de conscientizar os funcionários da importância de auto-desenvolver-se e de buscar o aperfeiçoamento contínuo.
Ao se treinar um empregado, este pode se sentir prestigiado perante sua empresa, pois desta forma ela demonstra sua preocupação em...
tracking img