Barreirras e conquistas na inserção de alunos surdos no âmbito escolar: a realidade da apada

877 palavras 4 páginas
Conclusão de Curso
Serviço Social – APADA
BARREIRRAS E CONQUISTAS NA INSERÇÃO DE ALUNOS SURDOS NO ÂMBITO ESCOLAR: A REALIDADE DA APADA NITERÓI
Andréa Moura Baltazar

Este trabalho foi pensado a partir de inquietações vivenciadas no campo de estágio na APADA de onde nasceu o seguinte questionamento: como acontece a inclusão das pessoas surdas no âmbito escolar em um cenário tão hostil a eles?
Diante de tal interrogativa foi possível identificar ao decorrer desse trabalho a dificuldade de entendimento dos surdos no relacionamento institucional onde todos falam a língua de sinais, principalmente nas escolas inclusivas onde só o intérprete fala a língua do surdo. Assim como, a temática da educação de surdos está além de uma inclusão formal e para isso devemos recorrer aos instrumentos reguladores da educação para se garantir um atendimento educacional de qualidade.
O discurso referente aos estigmas tão presentes na sociedade em relação ao surdo e a língua de sinais se amplia tendo em vista a falta de conhecimento da sociedade da importância que a Libras ocupa na vida das pessoas surdas.
Na busca de conhecer a Política de Educação do Brasil para as pessoas com necessidades educativas especiais, dissertamos no primeiro capítulo sobre a trajetória e o principal marcos da referida política desde o tempo do império quando foi fundado por autorização de D. Pedro II o Imperial dos Meninos Surdos e Mudos e o Instituto Benjamim Constant; e também os desdobramentos desta política que foram significativas para o processo de fundação das Associações que surgiram em momento posterior as principais lutas responsáveis pela efetivação da universalização da educação na década de 1980.
Também identificamos a dificuldade de aceitação familiar ao encarar a realidade de ter um ente familiar surdo. Podemos encarar esse preconceito social em relação à surdez como resultado de uma sociedade que utiliza padrões de estética e beleza, mesmo que inconscientemente, como modelos de

Relacionados