Apostila de violao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 86 (21425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Violão 





















Apostila de Violão 


























Apostila de Violão 












Índice



Índice 2


HISTÓRIA DO VIOLÃO 3


INICIAÇÃO AO VIOLÃO 4


CONHECENDO SEU INSTRUMENTO 23


AFINAÇÃO NO VIOLÃO 24


Escalas DE NOTAS (TONS) 26


Formação de Acordes (MAIORES) 28FORMAÇÃO DE ACORDES (MENORES) 29


INTRODUÇÃO À NOTAÇÃO DE CIFRAS 30


tipos de acordes 31


Acordes RELATIVOS 43


INVERSÕES 43


CIFRADOS E TRANSPORTES 45


A IMPORTÂNCIA DO BAIXO 45


INTERVALOS E SEMITONS 46


ESCALAS 49


MODOS 53


TRANSPOSIÇÃO DE TONS 55


TABLATURAS 56


TÉCNICAS 65


BORDÕES (POWER CHORDS) 66


COMO MUDAR A TONALIDADE 74


COMOFORMAR ACORDES 78


ESTRUTURA DAS ESCALAS 86


COMO PRATICAR PESTANAS 97


CROMATISMOS 98


COMO TROCAR DE ACORDES 104


OS TIPOS DE CIFRAS 105


AS CORDAS DO SEU INSTRUMENTO 107


A LÓGICA DA NOMENCLATURA 108


DEDOS MAIS ÁGEIS 109


A ESCOLHA DO MELHOR VIOLÃO 112


CONSIDERAÇÕES FINAIS 113


LISTA DE ACORDES 118


CONCLUSÃO 136





História doInstrumento

Antes de começarmos a abordar nossos assuntos referente ao violão, vamos dar um pequeno espaço para falarmos sobre a história dele. Bom o violão é um instrumento musical de cordas, que são tangidas com os dedos ou com palhetas. Tem um corpo plano e entalhado com uma abertura no meio e um braço com trastes transversais. As cordas são presas, de um lado, a um cravelhal, e de outro, a umcavalete. Abrange uma extensão de três oitavas e uma quinta.

O instrumento existe desde tempos antigos, mas a primeira referência escrita data do século VII na Espanha e em meados do século XVIII assumiu sua forma moderna e até hoje os melhores instrumentos são fabricados na Espanha. O grande responsável pelo desenvolvimento do violão foi um carpinteiro chamado San Sebastian deAlmeida(1817-1892).


Conhecido como Torres, ele foi sem dúvida a figura mais importante na história do violão, e muitos instrumentos da atualidade são fabricados com base nos instrumentos de Torres.

Ao contrário do que muitos pensam, o acústico é muito mais difícil de ser tocado do que o elétrico(guitarra, teclado, etc..) pois não conta com a ajuda e efeitos que só a eletrônica possui, a maior partedo "show" que você vê em um concerto de rock é pura eletrônica e é claro com algumas técnicas


Já o acústico, todos arranjos e efeitos são executados pelo talento do músico, mas você poderá usar um pouquinho da eletrônica para dar um brilho na música, usando um pedal ou um efeito, nada de exagero, só para dar um brilho especial na música!

Classificação quanto ao instrumento


Oviolão pode ser:

Violão nylon são aqueles que usam cordas de nylon, possuem um número reduzido de modelos e são usados em estilos leves como toda MPB e as músicas Clássicas.

Violão aço são aqueles que usam cordas de aço, possuem um universo de modelos, o mais versátil é o folk, pois ele aceita ser tocado em vários estilos principalmente o POP e ROCK, além de poder-mos executar váriosarranjos de baixo e guitarra, como já foi dito antes, e ainda podemos usar palheta de guitarra para toca-lo, que particularmente não sobrevivo sem as palhetas pois elas dão um som mais brilhante que ser tocado pelos dedos, alem de proporcionarem uma grande velocidade nos solos, como se fosse uma guitarra.


Classificação quanto ao estilo


Violão harmonia faz apenas o fundo da músicapara dar um brilho, nelas são valorizadas as 3as e 5as arpejando as cordas e acordes.

Violão Melodia é o método em que seguimos a música, tocamos todos os acordes valorizando as notas reais da música. Violão Solo é o estilo onde tocamos apenas as notas principais da melodia.

Violão Base É o estilo que dá mais peso à música, ele é tocado com palhetas e batidas.




|Capítulo 1 –...
tracking img