Generos digitais na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA



INTRODUÇÃO

A linguagem é uma das faculdades cognitivas mais flexíveis e plásticas adaptáveis às mudanças comportamentais e a responsável pela disseminação das constantes transformações sociais, políticas, culturais geradas pela criatividade do ser humano. As inúmeras modificações nas formas e possibilidades de utilização da linguagem em geral e dalíngua, em particular, são reflexos incontestáveis das mudanças tecnológicas emergentes no mundo e, de modo particularmente acelerado nos últimos 30 anos, quando os equipamentos informáticos e as novas tecnologias de comunicação começaram a fazer parte de forma mais intensa da vida das pessoas e do cotidiano das instituições. Certamente, tudo isso tem contribuído para tornar as sociedades letradascada vez mais complexas.
As inovações tecnológicas, afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela. Luiz Antônio Marcuschi tem como objetivo fundamental descrever e analisar as características de vários gêneros textuais que estão surgindo juntamente com as novas demandas tecnológicas. Questões como: quais as conseqüências da chegada das novas tecnologias na vidacontemporânea e qual seria a originalidade dos gêneros eletrônicos em relação aos que já existem. Hoje O e-mail é, sem dúvida, uma das formas de comunicação mais utilizadas no mundo moderno. Ele chegou para ficar e vem consolidando as relações comunicativas de maneira simples, prática e econômica.
De acordo com (COSTA, 2000, p.04). O “leitor-navegador não é um mero consumidor passivo, mas umprodutor do texto que está lendo, um co-autor ativo, capaz de ligar os diferentes materiais disponíveis, escolhendo seu próprio itinerário de navegação”.



















DESENVOLVIMENTO

O avanço tecnológico e a globalização, na contemporaneidade, não só romperam fronteiras, tempo e espaço, como também produziram o desgaste da distinção entre a alta cultura e a chamadacultura de massa, ou popular; algo que está explícito, na nova forma de escrever e se comunicar, através dos “Chats”, “MSN” e “E-mails”. Desde que o ser humano passou a se valer da utilização da fala, até a utilização de equipamentos móveis, com acessos à rede mundial de computadores, passando pelo desenvolvimento das técnicas de impressão e pela invenção das mídias audiovisuais; toda forma decomunicação tem imposto alterações nas relações sociais, comportamento dos indivíduos, participação dos sujeitos - comunicadores nos processos comunicacionais.

Segundo Silverstone (2002) “a mídia deve ser pensada como um processo de mediação que se estende para além do ponto de contato entre textos midiáticos, leitores ou expectadores. Entretenimento onde significados são produzidos,oferecidos e transformados”. Na visão do autor a mídia implica em uma interação de significados de um texto para o outro, de um discurso para o outro, de um evento para o outro, pois existe uma constante mutação de significados à medida em que textos da mídia e sobre a mídia circulam em forma escrita, oral e audiovisual.

Koch (2002), diz “todo texto é um hipertexto, partindo do ponto de vistada recepção. Sob sua ótica, tratando-se da relação do hipertexto eletrônico, a diferença incide somente no suporte e na forma e rapidez do acessamento. Já para Marcuschi apud Koch (2002:67), o hipertexto é visto como algo totalmente inovador; porém, a novidade se instala na tecnologia, que proporciona a integração de elementos (notas, citações, referências etc.) que aparecem no texto impresso,havendo a linearização do deslinearizado e a deslinearização do linearizado, ou seja, “[...] subvertendo os movimentos e redefinindo as funções dos constituintes textuais clássicos”.

À medida que aumenta o envolvimento dos usuários com o novo espaço de textualização da língua - o hipertexto - cresce também a vontade de experimentar certas maneiras de verbalização um tanto quanto...
tracking img