Apostila de nos e amarras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Nós e Amarras
Amarrar o sapato, colocar o avental ou a gravata são exemplos do quanto utilizamos os nós no dia-a-dia. Um nó nada mais é que um enlaçamento de uma ou mais cordas formando uma massa uniforme. Quanto mais apertado o nó, mais peso ele poderá suportar. A corda consiste em um conjunto de fibras torcidas ou trançadas entre si. Ela é usada principalmente para acampamentos, navegaçãoconstrução e muitas outras atividades.
2. Tipos de Corda
A corda recebe o nome da espécie da fibra empregada na sua fabricação, podendo ser de origem animal, vegetal ou sintética.
2.1 - Fibras de Origem Animal: seda, crina e couro.
2.2 - Fibras de Origem Vegetal: sisal, cânhamo, coco, algodão e juta.
2.3 - Fibras de Origem Sintética: náilon, polipropileno e polietileno.
As cordas de origemanimal são raras e de uso limitado. As de fibra vegetal são comum e muito utilizadas. As melhores cordas são feitas de cânhamo, que não é abundante na natureza. Por isso boa parte das cordas encontradas no mercado é de juta. As cordas de fibras naturais apresentam algumas desvantagens: quando molhadas, incham, dificultando o desate do nó, além da tendência de ficarem muito quebradiças, apodreceremcom facilidade, bem como sofrerem a ação da água do mar. Sol forte e produtos químicos também desgastam esse tipo de corda. Já as de fibras sintéticas tem alta resistência a tração à tração e boa capacidade de carga; elas absorvem choques, são resistentes a danos químicos e à co0rrosão provocada por óleos, petróleo e pela maioria dos solventes. Além disso, por absorverem menos água que as de fibrasnaturais, sua resistência tende a ser constante quando molhadas. A principal desvantagens das cordas sintéticas, porém, é o fato de ser tão lisas que alguns nós se desfazem. Assim, é preciso firmá- los com uma meia-volta ou dobras adicionais. Lembre-se: Não use cordas de fibras diferentes juntas, pois somente a mais resistente funcionará sob tensão.
3. Cuidados Com a Corda
Periodicamente ascordas devem ser inspecionadas. Deve-se destorcer ligeiramente os cordões para examinar o interior da corda. Caso esses cordões estejam escurecidos, a corda não poderá ser usada em situações nas quais se exija segurança. As fibras interiores devem apresentar-se brilhantes e novas em sua aparência. Os próprios nós danificam a corda. Quanto mais apertado e forte, maior será a chance de romper a corda.Se a corda esteve na água do mar é preciso enxaguá-la com água doce antes de ser guardada, para se remover todo o sal das fibras.

NÓS

Nós terminais, usados no final das cordas
São nós feitos geralmente na ponta de cordas (chicotes). Servem para impedir que o cabo corra num olhal Há muitas situações nas quais você vai precisar de um nó desses. Cada aplicação terásuas exigências especiais com relação às propriedades do nó. Você terá que escolher com cuidado. Você pode fazer um nó de Bloqueio para evitar que a ponta do cabo se desmanche, mas evite fazê-lo.

Nó simples ou meia volta

Usado para evitar escorregadas, fazer um no na ponta da corda, passando por cadarços de sapatos ate o embrulhos. Esse e o nó mais simples, mas não é resistente e não pode serusando em situações de resistência.

Nó simples ou meia volta

Usado para evitar escorregadas, fazer um no na ponta da corda, passando por cadarços de sapatos ate o embrulhos. Esse e o nó mais simples, mas não é resistente e não pode ser usando em situações de resistência.

O Nó Duplo ou Nó Dobrado

Tambem conhecido nó de sangue, quando feito na ponta do chicote, não muito resistente, umavez apertado e muito difícil de desata.

O Nó Duplo ou Nó Dobrado

Tambem conhecido nó de sangue, quando feito na ponta do chicote, não muito resistente, uma vez apertado e muito difícil de desata.

O Nó de Frade

Dando mais de duas voltas no Duplo ele ficara mais grosso e assim se tornara o NO de Frade, ele não ficara mais resistente.

O Nó de Frade

Dando mais de duas voltas no...
tracking img