Pedagodia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Slide 1- Apresentação
O Slide 2- Ensinar não é transferir conhecimento ... mas, criar possibilidades ao aluno para sua própria produção ou a sua construção.
Explicação: Quando entro na sala de aula devo esta sendo um ser aberto a indagações, á curiosidade, ás perguntas dos alunos, as suas inibições, um ser critico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho a ele ensinar e nãotransferir conhecimento. Não posso esgotar minha pratica discursando sobre teoria da não extensão do conhecimento, não posso falar bonito sobre as razões epistemológicas e políticas, o meu discurso sobre a teoria deve ser um exemplo pratico e concreto na qual eu esteja envolvido e na sua construção envolver os alunos.
O Slide 3- Como professor crítico sou predisposto à mudança, à aceitação do diferente.Nada em minha experiência docente deve necessariamente repetir-se.
O Explicação: É o saber da nossa inconclusão assumida. Sei que sou inacabado, porém consciente disto, sei que posso ir além, através da tensão entre o que herdo geneticamente o que herdo social, cultural e historicamente. Deixo de ser apenas objeto, para ser também parte da historia. Na verdade, o inacabamento do ser ou suainconclusão é próprio da experiência vital. Onde há vida há inacabamento.
O Slide 4- Sei que sou inacabado, porém consciente disto, sei que posso ir além, através da tensão entre o que herdo geneticamente o que herdo social, cultural e historicamente. Deixo de ser apenas objeto, para ser também parte da historia.
Explicação: Não posso me perceber como uma presença no mundo, mas ao mesmo tempo,explicá-la como resultado de operações de operações absolutamente alheias a mim. Neste caso eu faço é renunciar a responsabilidade ética histórica política e social que a promoção do suporte a mundo nos coloca. Renuncio a participar a cumprir a vocação ontológica de intervir no mundo.


O SLIDE 5- Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando .... à sua dignidade e identidade. Ensinar,portanto, exige respeito a curiosidade e ao gosto estético do educando, à sua inquietude, linguagem, às suas diferenças.
Explicação: Como educador devo estar constantemente advertido com relação a este respeito que implica igualmente o que devo ter por mim mesmo. Não faz mal repetir afirmação varias vezes feitas nesse texto- inacabamento de que nos tornarmos conscientes nos fez seres éticos. Orespeito á autonomia e a dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. O professor que desrespeita a curiosidade do educando ou o seu gosto estético a sua inquietude a sua linguagem mais precisamente a sua sintaxe; o professor que ironiza o aluno que minimiza que manda que ele se ponha em seu lugar; o professor que exige o cumprimento do seu deverde ensinar, de estar respeitosamente presente á experiência formadora do educando transgride os princípios éticos de nossa existência.
O Slide 6:O bom senso tem papel importante em nossa tomada de posição em face de que devemos ou não fazer, e a ele não pode faltar a ética.
Explicação: É o meu bom senso que me adverte de exercer a minha autoridade de professor na classe, tomando decisões,orientando atividades, estabelecendo tarefas, cobrando a produção individual e coletiva do grupo não é sinal de autoritarismo de minha parte. É a minha autoridade cumprindo o seu dever. Não resolvemos bem ainda entre nos a tensão que a contradição autoridade- liberdade nos coloca e confundimos quase sempre autoridade com autoritarismo, licença com liberdade. O exercício do bom senso com o qual sótemos o que ganhar, se faz no corpo da curiosidade, nesse sentido quanto mais pomos em pratica de forma metódica a nossa capacidade de indagar, de comprar se duvidar, de aferir, tanto mais eficazmente curiosos nos podemos tornar e mais critico se pode fazer o nosso bom senso.
O Slide 7-A luta dos professores em defesa de seus direitos e dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua...
tracking img