Apostila de histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 98 (24388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CONCÓRDIA

EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA

Profª MSc. Celí Teresinha Araldi Profª MSc. Neide Armiliato

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MEIO AMBIENTE (GEMA) E VALEOLOGIA

Concórdia-SC 2005

2

1 REPRODUÇÃO HUMANA A reprodução humana envolve a união de um ovócito de uma mulher e um espermatozóide de um homem. Cada célula traz a metadeda informação genética para a união, de tal maneira que a nova célula, um zigoto, recebe a informação genética necessária para direcionar o desenvolvimento de um novo ser humano. O sistema reprodutor em ambos os sexos, é designado para garantir a união bemsucedida do espermatozóide e do ovócito, um processo denominado fertilização. A puberdade se inicia quando as características sexuaissecundárias surgem. Corresponde ao período entre os 12 e 15 anos nas meninas e 13 e 16 anos nos meninos, no qual o indivíduo torna-se capaz de reproduzir-se. Embora as mudanças mais notáveis aconteçam no sistema reprodutor, a puberdade afeta o corpo como um todo. A menarca (primeira menstruação) pode ocorrer em meninas com 8 a 11 anos. A puberdade termina aos 16 anos. Nos homens a puberdade inicia-se maistarde (13 a 16); entretanto os sinais da maturidade sexual podem aparecer nos meninos aos 12 anos. A puberdade termina quando são formados espermatozóides maduros.

1.1 SISTEMA REPRODUTOR

1.1.1 Órgãos reprodutores femininos O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção de ovócitos e hormônios, pela criação de condições propícias à fecundação e, quando esta ocorrer, pela proteção aodesenvolvimento do embrião. Constituído basicamente pelos ovários, trompas de Falópio, útero, vagina e pela vulva.

1.1.1.1 Ovários: Gônodas femininas. São duas glândulas mistas com um formato semelhante ao das amêndoas, medem aproximadamente 4 cm de comprimento por 2 cm de

2

3 largura. Localiza-se no interior da cavidade abdominal, nos lados direito e esquerdo do útero. - Função:produção de óvulos e hormônios (estrógeno e progesterona). - Regiões: - externa (cortical): coberta pelo epitélio germinativo, nas crianças, ele apresenta uma cor esbranquiçada e de aspecto liso e na mulher adulta, assume um tom cinza com cicatrizes que correspondem às ovulações ocorridas. Após a menopausa, os ovários apresentam a superfície enrugada, devido às inúmeras ovulações ocorridas ao longo davida reprodutiva da mulher. No córtex, estão presentes pequenas formações, os folículos ovarianos, que sofrem a ação de hormônios hipofisiários, originando os óvulos. Quando uma menina nasce apresenta no córtex cerca de 200.000 folículos, totalizando aproximadamente 400.000 folículos ovarianos. Este número cai para 10.000 na puberdade e nenhum na menopausa. - interna (medular): esta região estáenvolvida pelo córtex, exceto o hilo que dá passagem a nervos e vasos sangüíneos.

1.1.1.2 Tubas uterinas: São formadas por dois condutos com aproximadamente 12 cm de comprimento, localizados na cavidade abdominal. - Função: encaminhar o óvulo em direção ao útero. - Regiões: - intramural: localiza-se no interior da parede uterina, atravessando-a e abrindo-se no interior do útero, através depequeníssimo orifício. - ístimca: porção intermediária, apresenta a maior parte da trompa e também a mais estreita. - Ínfundibular: extremidade oposta à intramural. Possui as bordas franjeadas (fímbrias) que ficam em contato com os ovários e são responsáveis pela captura do óvulo quando ele eclode na superfície dos ovários. É no interior desta região que ocorre a fecundação e a formação do zigoto, o qual éconduzido ao útero para a nidação. Ao longo das trompas de Falópio (internamente), encontra-se o epítélio ciliado que auxilia no deslocamento do óvulo em direção ao útero. As paredes

3

4 possuem musculatura lisa e realizam movimentos peristálticos que também auxiliam no deslocamento do óvulo e do zigoto.

1.1.1.3 Útero: É o mais volumoso órgão do sistema reprodutor feminino....
tracking img