Apostila de geometria analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO DE PESQUISA

Título do Projeto | Estudo da Produção Industrial de Parafina – A partir do refino do Petróleo |
Tema | Produção de Parafina |
Orientador | Prof. Herbert Oliveira Pereira |
Curso Superior | Engenharia Química – 1º Semestre |
Disciplina | Introdução à Engenharia Química (ENG- C99) |

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Desparafinação do óleo lubrificante inacabado a solvente (MIBC)
2.2 Desoleificação de parafinas a solvente (MIBC)
2.3 Hidrotratamento de parafinas
3. APLICAÇÃO INDUSTRIAL
4. MATÉRIAIS E ACESSÓRIOS UTILIZADOS
5. EMPRESAS QUE UTILIZAM O PROCESSO
6. ETAPAS DO PROJETO

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Estudo da Produção Industrial de ParafinasINTRODUÇÃO

O principal objetivo do projeto é observar na prática, a aplicação de algumas das funções de um Engenheiro Químico em uma produção industrial, com o controle da produção e da qualidade e a constatação dos processos físicos ocorridos, neste caso, dando foco à produção de parafina a partir do refino do Petróleo.
Ter uma noção da aplicação dos conhecimentos teóricos, estudados navida acadêmica, ao longo do curso desse ramo da engenharia, deixando evidente uma das possibilidades de atuação da profissão.
Há também a intenção de aprimorar os conhecimentos e buscar uma visão mais ampla sobre a produção de parafina, com uma análise geral do tema, abordando, dentre outros assuntos, sua viabilidade econômica, seu funcionamento e o aproveitamento comercial.
É importantecompreender a planta de produção em todas as suas etapas, sabendo identificar e destacar os processos físico-químicos associados a tal atividade industrial. Com isso, é também um objetivo a elaboração e a construção de uma maquete que represente essa planta de produção.
Além dessas intenções, tem-se como alvo, cumprir as solicitações do professor Herbert Oliveira, da Disciplina Introdução aEngenharia Química, sobre os itens que devem ser executados ou existir no projeto de estudo; Tais como: o Desenvolvimento do P&I (Process & Instrumentation) da maquete, produzindo fluxogramas dentro das normas da engenharia, através do AutoCad (software gráfico muito utilizado por engenheiros entre outros profissionais); Apresentação do conteúdo estudado e elaboração de relatórios.JUSTIFICATIVA/ IMPORTÂNCIA

Tendo em vista a extrema relevância da parafina na indústria é de fundamental importância estudar e conhecer as etapas que compõem seu processo de fabricação, com o intuito aplicar os conhecimentos acadêmicos no âmbito prático.
O processo industrial de produção da parafina possui grande destaque na indústria devido a dois fatores principais;
É uma fração do petróleo dealtíssimo valor comercial.
Produto de alta rentabilidade, tendo inclusive maior valor agregado do que a fração compreendida entre os combustíveis.
É amplamente utilizada na fabricação de diversos produtos químicos.
A obtenção dos compostos parafínicos na escala industrial ocorre sob duas formas distintas; parafina dura (01) e mole (02).
Faixa de ebulição 60°- 70°C, fabrico de velas,ceras e impregnantes.
Faixa de ebulição 38°- 42°C, utilizada na obtenção de fármacos (pomadas e purgante), lubrificantes, cosméticos e gêneros alimentícios.
Valendo ressaltar a importância da parafina no campo da medicina, a qual é aplicada de maneira previamente aquecida nos pacientes, resultando na vasodilatação.
O produto também é aplicado como combustível sólido de aeronaves, sendovantajoso em diversos aspectos: atóxico, menos poluente e fácil manuseio e armazenamento. Este combustível foi desenvolvido por dois pesquisadores Arif Karabeyoglu, da Universidade de Stanford, e David Altman, da NASA (Agência Espacial Americana).
Uma das importâncias da produção de parafina é transformá-la em N-parafina. Isso é um subproduto do petróleo, e tem como função principal a produção de...
tracking img