Apostila de foxpro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 253 (63149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dinarte Inácio Kreutz

Referências : Este trabalho foi desenvolvido a partir do HELP do VFP 6
Autor : Dinarte Inácio Kreutz / Analista de Sistemas
E-mail : monalisa@bewnet.com.br

http://www.visualscreen.hpg.com.br

IMPORTANTE : Esta apostila traz os comandos do Visual FoxPro, principalmente aqueles que podem ser imediatamente aplicados por Programadores que estão migrando do CLIPPER.Comandos e Funções

RUN | !, comando

Executa programas ou comandos operacionais externos.

Sintaxe

RUN [/N [K]] ComandoMS-DOS | NomePrograma
– Ou –
! [/N [K]] ComandoMS-DOS | NomePrograma

Argumentos

ComandoMS-DOS Especifica o comando do MS-DOS a ser executado. Consulte a documentação do MS-DOS para obter maiores informações sobre os comandos disponíveis.

NomeProgramaEspecifica o programa ou o aplicativo a ser executado. Poderá ser especificado um programa ou aplicativo baseado no Windows ou no MS-DOS.

/N [K] Especifica NOWAIT. Inclua a letra N (não substitua N por um valor numérico nem inclua K) para executar outro aplicativo do Windows.

Comentários

É possível emitir RUN de dentro da janela Comando ou de outro programa.

Importante Para utilizarRUN, você precisa ter o arquivo de sistema operacional COMMAND.COM no diretório atual ou esse arquivo deverá estar localizado onde o parâmetro MS-DOS COMSPEC possa encontrá-lo. Para obter maiores informações sobre COMSPEC, consulte a documentação do MS-DOS.

Cuidado Não utilize RUN para executar programas de reorganização de disco, como o CHKDSK, a partir do Visual FoxPro. Esses programasmodificam o conteúdo do seu disco de maneira a impedir o bom funcionamento do Visual FoxPro.

RUN e Visual FoxPro Quando RUN é utilizado para executar programas fora do Visual FoxPro, ele pesquisa os programas de forma um pouco diferente do FoxPro para MS-DOS.

Se o programa especificado em RUN não possuir uma extensão, o Visual FoxPro procurará primeiro, no caminho do MS-DOS, um arquivo PIF(Program Information File) com o nome que você indicou. Esse arquivo permite a execução de um programa não Windows no Windows. Você poderá especificar parâmetros para o programa, ou seja, se ele é executado em uma janela ou na tela inteira, o total de memória alocado para o programa etc.

Se o PIF for encontrado, o programa nele especificado será executado com os parâmetros PIF. Caso contrário,será feita uma procura no caminho do MS-DOS para encontrar um arquivo executável com o nome que você indicar.

Quando um PIF não é encontrado, o Visual FoxPro utiliza o FOXRUN.PIF, um PIF instalado no diretório do Visual FoxPro. O FOXRUN.PIF é configurado para executar o programa em uma janela. É possível modificar o FOXRUN.PIF para que execute programas com outra configuração.

FOXRUN.PIF OFOXRUN.PIF permite a execução de programas e comandos do MS-DOS e do Windows a partir do Visual FoxPro. O FOXRUN.PIF deve estar no mesmo diretório que VFP.EXE no Visual FoxPro.

/N significa NOWAIT. Inclua a letra N (não substitua N por um valor numérico nem inclua K) para executar outro aplicativo do Windows. Por exemplo, a instrução a seguir abre o acessório Mapa de caracteres do Windows:

!/N CHARMAP.EXE

No exemplo a seguir, o Selecionador de cores é aberto no Painel de controle do Windows:

! /N CONTROL COLOR

Um aplicativo do Windows executado com RUN /N ou ! /N apresenta o mesmo comportamento que quando aberto através do Gerenciador de Programas ou do Gerenciador de Arquivos. Você pode alternar entre o aplicativo e o Visual FoxPro ou o FoxPro para Windows utilizando asoperações padrão do Windows.

Para especificar como o aplicativo do Windows será aberto, inclua um valor numérico opcional imediatamente após /N. Não inclua espaços entre /N e o valor numérico. A tabela a seguir lista os valores numéricos que podem ser incluídos e descreve o estado do aplicativo do Windows quando ele é aberto.

Valor Atributos do aplicativo

1 Ativo e tamanho normal
2 Ativo...
tracking img