Normas da bnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Normas ABNT para TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso)

Trabalhos Técnicos Científicos e Acadêmicos

O acadêmico, ao adentrar no ensino superior, tenderá a confrontar-se com duas possibilidades de produção intelectual. Uma delas diz respeito a tarefas cotidianas de trabalhos no intuito de vencer os créditos das disciplinas ofertadas e outra é sua inclusão no mundo da investigação comoIniciação Científica.

Como essas atividades estão interligadas pela relação ensino – pesquisa e investigação como meio de aprendizagem, os procedimentos que se seguem podem ser adaptados tanto para produção acadêmica (investigação mais determinada) ou para produções investigativas mais elaboradas como as produções monográficas.

O objetivo da normatização é o de padronizar e simplificar procedimentosnum fluxo de atividades, o que contribui para auxiliar o indivíduo na execução de suas tarefas, uma vez que obedece a determinadas normas.

As publicações passam por esta organização de procedimento. Os trabalhos científicos ou acadêmicos também devem estar subordinados a essas regras pela qualidade implícita de que todos os trabalhos escritos originados representam um potencial de publicação emlivros ou periódicos.

Deste modo, se divulga e se preza pela aplicabilidade das regras para publicação, desde o mais simples trabalho até os temas de qualidade científica reconhecida. A obediência às regras normativas da ABNT culmina no mínimo, em uma apresentação estética básica uniformizada aos trabalhos, que se consegue através desta prática de organização.

Trataremos a aparência e aordem dos elementos que compõem os trabalhos de uma forma geral, ressaltando que cada trabalho possui suas exigências particulares. Porém, cabe como linha de base, a seguinte ordem de elementos e suas qualidades: prevalece a regra de que o que importa é a apresentação visual do trabalho obedecendo-se a proporcionalidade das margens, ou seja, cuidar para que o texto não fique muito para a direita oumuito para cima ou para baixo.

1.Estrutura do Trabalho ou Relatório Científico

Todo trabalho compreende as seguintes partes: preliminares ou pré-texto, texto e pós-liminares ou pós-texto.
• capa
• folha de rosto
• dedicatória (*)
• agradecimentos (*)
• sumário
• texto introdução
desenvolvimento
conclusão
• anexos ou apêndices (*)• referências bibliográficas
• glossário (*)
• capa (*)
(*) - Elementos adicionados de acordo

[pic]
1. Preliminares ou Pré-Texto

São considerados elementos preliminares a capa, folha de rosto, prefácio, resumo, epígrafe, dedicatória, agradecimentos, lista de símbolos e de ilustrações.

1.2 Capa

É a proteção externa do trabalho, que reúne um conjunto de informações sobre orelatório.

Os elementos de identificação que aparecem na capa devem ser claros, concisos e específicos para um bom entendimento, facilitando a consulta e fornecendo informações imediatas sobre a apresentação do trabalho.

As informações essenciais a serem dadas na capa, inclui:
- nome do responsável (autoria)
- título e subtítulo
- local ( cidade )
- data (mês e ano)

É o espaço reservado paraapresentação e identificação do trabalho em si. É o que chega primeiro aos olhos dos leitores ou mesmo do leitor endereçado. Quando se tratar de trabalho acadêmico, o leitor interessado imediato é o professor e o mediato são os demais alunos. Mas em caso de monografias, o professor orientador é o interessado imediato junto com a banca examinadora e, posteriormente, os demais pesquisadores.Portanto, essa fase deve ser clara e seus elementos pré-ordenados para que se reconheça rapidamente as informações e se estabeleça uma comunicação eficiente.

A estrutura mínima é que o topo seja o local reservado para o autor das idéias elaboradas no trabalho. Mesmo sendo uma resenha de um livro com autoria diversa, o autor desse trabalho é a pessoa que elabora a resenha crítica da obra; é o...
tracking img