Apostila de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 1 – Parte II
- Como surgiu à vida em nosso Planeta, uma explicação racional...
Você já parou para pensar no surgimento da vida na Terra? Pois, afinal de contas estamos rodeados de vida: o inseto na flor, a flor, o Beija-flor, os microorganismos invisíveis da ferida e até nossa família e amigos.
Podemos dizer que a variedade dos seres vivos faz parte de nosso dia-a-dia. Mas será quesempre foi assim, como começou tudo isto, ou seja: como surgiu a vida?
Houve um tempo em que não havia nenhum ser vivo sobre a Terra. A bem da verdade, houve um tempo em que nem o nosso planeta sequer existia! A Terra nasceu a aproximadamente 5.000.000.000 (cinco bilhões) de anos atrás; era uma imensa bola de fogo sem vida. A vida, dos micróbios aos homens, passando por dinossauros e baleias, sósurgiu milhões de anos depois.
A origem do sistema solar
Hoje, os cientistas são praticamente unânimes em afirmar que o Universo surgiu de uma grande explosão, chamada de "Big Bang". O sistema solar também se originou de uma explosão, só que muito tempo depois e de uma estrela que existia antes dele.
A atração da gravidade fez com que os gases e a poeira resultantes dessa explosão sejuntassem.
Gravidade é a força de atração que um corpo exerce sobre outro. Por exemplo: se atiro uma pedra para cima, a pedra sobe pela força de meus musculos Mas ela volta a cair. O que a atrai, fazendo-a voltar, é a gravidade. A gravidade também atrai gases e poeira. Voltando então à teoria que estávamos explicando: a nuvem de gases e poeira no espaço condensou-se sob a ação da gravidade e no seucentro formou-se um núcleo maior, que deu origem ao Sol. E, em torno dele, quantidades menores da nuvem deram origem aos planetas do nosso sistema solar.Imageml
Já dissemos que a Terra era uma imensa bola de fogo, sabemos através da química, que o fogo libera gases e vapor do seu interior. Esse vapor, ao encontrar as camadas mais frias da atmosfera, transformava-se em chuvas, que resfriaram oplaneta dando origem aos mares. Somente no século passado que a ciência descobriu que foi a partir da combinação dos gases que compunham a atmosfera remota que surgiram as substâncias que formam os seres vivos.
Assim, ao longo de milhões e milhões de anos, formaram-se novas substâncias químicas, que pela ação das chuvas eram levadas ao mar. No mar, novas transformações químicas se davam e ooceano ficava cada vez mais parecido com uma sopa de açucares, proteínas e outras substâncias que formam as células que constituem o corpo de todos os seres vivos existentes.
A evolução dos primeiros seres vivos
No início o mar era habitado por animais que tinham corpo mole, sem esqueleto, como as águas-vivas atuais. Ao passar do tempo surgiram os primeiros animais com esqueletos. Com isso,surgiram os vertebrados, possuem dentro do corpo uma coluna vertebral forte e flexível.
O mar ficava cada vez mais cheio de vida. Porém, esta multiplicidade gerava uma forte competição que levou os seres vivos a conquistarem um novo meio ambiente, a Terra. Primeiro as plantas, depois os que consumiam as plantas e depois os que consumiam estes que consumiam as plantas.
Assim pela ordem, osAnfíbios foram os primeiros vertebrados da terra (sapo); depois vieram os répteis (jacaré) que dominaram a terra até o desaparecimento dos dinossauros; foi quando apareceram os mamíferos.
Dos primeiros mamíferos ao homo sapiens
Com o desaparecimento dos grandes répteis (dinossauros), a terra ficou livre para o desenvolvimento dos mamíferos. Há uns 60 milhões de anos, o império dos mamíferos já eraamplo e variado. Dentre todos esses animais, havia um grupo bastante inteligente que vivia nas árvores, onde encontravam alimento e abrigo contra os inimigos: eram os antepassados dos homens.
Ou seja, tanto o homem quanto os atuais macacos descendem de uma mesma espécie. Foi a partir deste ancestral comum que surgiram dois grupos: um vivia na floresta, alimentando-se de raízes e de frutas;...
tracking img