Apostila de Filosofia

Páginas: 12 (2797 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Página 61
Leitura e análise de texto
O banquete (o amor, o belo)
Página 62
1. Néctar, umbrais, insaciável.
2. Mito em primeiro lugar é uma coisa que a sociedade impoem dentro de nossas cabeças, mas muitas vezes aquilo não passa de uma simples mentira e que muitas veze nós acabamos acreditando. Já o mito na filosofia é aquele que os antigos gregos inventaram com o do "Hercules" mas graçasas essas pessoas que invetaram o mito foi possivél que surgisse os filosofos (grandes pensadores gregos).
3. Bruxa 
A Bruxa dos medos infantis só aparece nas ameaças noturnas quando a criança teima em não dormir. É um mito comum em todo Brasil, e ora se confunde com a Cuca, ou outras figuras da noite, usadas desde os tempos antigos para controlar crianças inquietas. 

Pagina 64
Lição de casa1. Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. 
Natureza resumidamenteé tudo o que é criado naturalmente sem a interferencia do homem. 

2. De preservar e manter! Além de dar educação a sociedade, tabém de proporcinar as atividades, aos cidadões, que essa cultura possui... isso através da segurança, infra-estrutura, incentivo, e mais coisas. 

Pagina 65
Leitura e análise de texto

1. Robusto, primitiva.
2. “Em educação, eu acho importante  não trocar a coisapela representação da coisa, porque se isso acontece, a criança presta mais atenção na representação do que na coisa em si. Por isso, eu acho que a geografia devia ser aprendida nos bosques, a botânica, em contato com as plantas, a física e a química, pela observação e pela experimentação. Tem que botar a mão na massa, neste caso, no sabão.”
3. A Educação é tudo! Não há desenvolvimento semaprendizagem. 
A educação no brasil é de baixissimo nível. Além de vivermos em desigualdades sociais.

Página 77
Biografia dos filósofos

Sócrates
Vida: Sócrates é talvez a personagem mais enigmática de toda a história da filosofia. Talvez pelo simples facto de não ter escrito nem uma linha. Apesar disso, pertence ao número de Filósofos que exercem maior influência no pensamento Europeu. Mesmoquem não possui muitos conhecimentos de Filosofia, conhece certamente esta personagem e principalmente toda a tragédia da sua morte. Nesta página retratamos a vida de Sócrates no que diz respeito à sua educação, sua vida familiar, sua vida política, sua aparência, seu carácter, seu círculo de amigos e a relação que estabelecia com os seus discípulos. Há ainda uma referência e análise de uma célebrefrase  que Sócrates proferiu.

Principais ideias: O filósofo tinha como seu grande interesse tudo que dizia respeito às questões morais e dos seus efeitos sobre a vida das pessoas, isto é, aquilo que era bom, justo e corajoso. Ele achava que tinha como dever colocar em exposição a ignorância dos outros quanto à verdadeira natureza dessas virtudes. Com isso, deixou à mostra e ficou conhecidocomo sendo alguém que constrangia os “doutores” da época, pondo em xeque o que havia em seus pensamentos, de imorais.
Uma de suas principais ideias era a ideia de que ninguém fazia o mal voluntariamente, mas sim, por ignorância. Defendia também que a sabedoria e a virtude são coisas inseparáveis e que o homem deveria colocá-las em prática, a fim de não praticar o mal involuntariamente, uma vez queestivesse consciente de seus próprios atos e consequências dos mesmos.

Principais escritos: Não existe, pois Sócrates acreditava na superioridade da fala sobre as palavras escritas. Desta feita, nunca escreveu seus ensinamentos. Ele criticava a palavra escrita chamando-a de artificial, em vez de viva, dizendo que não se pode fazer perguntas a uma palavra escrita.

Página 78
Platão
Vida:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila de filosofia
  • Apostila Filosofia
  • Apostila de filosofia
  • Apostila de Filosofia
  • APOSTILA DE FILOSOFIA
  • Filosofia Apostila
  • Filosofia, apostila
  • Apostila de filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!